Por Viviane Freitas | 16 fevereiro, 2024 - 8:37
Os critérios para a realização de testes de Covid-19 nas unidades de saúde de Campo Grande foram alterados. Agora, os testes só serão feitos após avaliação médica, diferente do que ocorria antes, quando eram realizados em pessoas com sintomas, sem consulta prévia.
A mudança, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), deve-se à redução no número de testes disponíveis, devido à interrupção na oferta pelo Ministério da Saúde. Apesar disso, os testes ainda podem ser encontrados em todas as unidades de saúde do município.
Entretanto, a realização do exame de RT-PCR em pacientes com agravamento do quadro clínico continuará ocorrendo normalmente.
A falta de testes rápidos de antígeno para a Covid-19 não afeta apenas Campo Grande, mas vários municípios do Estado, conforme a Secretaria Estadual de Saúde. Desde novembro de 2023, os gestores municipais são alertados sobre a limitação dos testes e o possível desabastecimento, que já ocorre em várias cidades.
A SES enfatiza que não é sua responsabilidade fornecer testes para atender toda a demanda nos 79 municípios do Estado, mas que continuará disponibilizando-os assim que receber novas remessas.
Diante desse cenário, a SES destaca a necessidade de os municípios adquirirem testes rápidos de antígeno. Na ausência desses testes, o diagnóstico será feito com base em critérios clínico-epidemiológicos.
Além disso, a SES recomenda aos serviços de saúde a utilização de EPIs, higienização das mãos, isolamento conforme as precauções de transmissão, limpeza e desinfecção, definição de fluxo para atendimento médico de casos suspeitos ou confirmados, e reforço na estratégia de vacinação para profissionais de saúde.
O OSM tentou contato com o Ministério da Saúde para obter informações sobre a interrupção na oferta de testes e possíveis novas recomendações, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções