Por Viviane Freitas | 11 junho, 2022 - 10:59
A Secretaria de Saúde de Corumbá descartou na noite desta sexta-feira (10), o caso suspeito para o vírus Monkeypox, mais conhecido como varíola dos macacos, em um adolescente de 15 anos de nacionalidade boliviana.
Conforme a secretaria, o menino foi internado na Santa Casa de Corumbá, em 30 de maio, e ainda está internado, acompanhado pela mãe, lúcido, em ventilação ambiente, aguardando resultado para diagnóstico diferencial.
As principais suspeitas infecciosas foram descartadas por conta da realização de exames diferenciais, por isso a suspeita clínica atual está ligada a reação alérgica grave ao medicamento carbamazepina.
Caso
O adolescente esteve no dia 26 de abril em Santa Cruz de La Sierra (BOL), onde foi consultado por um médico neurologista. Lá utilizou um medicamento e após quatro dias da troca de marca do medicamento, iniciou lesões avermelhadas, além de lesões nos membros superiores, se espalhando para o restante do corpo e região genital. Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilar e virilha.
O paciente chegou ao pronto-socorro em Corumbá, no dia 29 de maio, e foi em colocado isolamento. No dia seguinte foi internado na Santa Casa. Em conversa com a mãe, contou que não percebeu ninguém com os sintomas na sala cheia que teve, mas no mesmo dia em que procurou o médico no país vizinho começou a apresentar os primeiros sintomas.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções