Por Viviane Freitas | 8 setembro, 2022 - 16:32
Instituído para prestar teletendimento sobre varíola dos macacos entre casos confirmados, descartados e orientações, atendeu cerca de 200 campo-grandenses no último mês. O serviço, aos moldes de como foi na pandemia da covid-19, conta com equipe multidisciplinar que dá assistência e monitora cada paciente.
“Disponibilizamos esse serviço para que as pessoas tenham acesso rápido a um atendimento e, se for o caso, saibam onde fazer o teste. É por ele que nós também monitoramos todos os pacientes”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Apesar de apresentar transmissão mais lenta que a covid-19, o secretário afirma que a nova varíola é o novo desafio para o Município. “É um vírus contagioso que tem casos de transmissão até quando a pessoa infectada não apresenta sintomas. Nos preocupa muito porque vivemos em comunidade e socializando. Caso se torne mais contagioso, é provável que tenhamos um afastamento em massa de servidores e até aumento na utilização do sistema de saúde”, pontua.
Com a demanda atual, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não destinou leitos específicos para a varíola dos macacos e segue monitorando a necessidade. Enquanto acompanha os casos confirmados aumentarem, o setor da saúde apela para o bom senso da população. “É importante que as pessoas tenham o hábito de lavar as mãos e que usem máscaras diante de qualquer sintoma gripal. É preciso se cuidar”, finaliza.
O teleatendimento funciona diariamente, de 7h às 19h, pelo número 67 2020-2170.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções