Por João Paulo Ferreira | 12 junho, 2023 - 14:19
Na madrugada desta segunda-feira, 12 de junho, um trágico acidente de ônibus em São Gabriel do Oeste, no interior de Mato Grosso do Sul, resultou em 28 vítimas que foram socorridas nos principais hospitais da região. Diante dessa emergência, a equipe multiprofissional do Pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande demonstrou sua eficiência ao aplicar o Plano de Atendimento à Múltiplas Vítimas, um projeto idealizado no início do ano com o objetivo de lidar com tragédias que envolvam um grande número de pacientes.
Das 28 vítimas, sete foram direcionadas à Santa Casa, todas com politraumatismos graves e necessidade de leitos na Unidade de Decisão – Crítica (UDC) do hospital. O Coordenador Médico do Pronto-socorro, Dr. Marcos Bonilha, ressaltou que os preparativos para o acolhimento das vítimas foram imediatos assim que receberam a notícia do acidente. “O plano foi ativado, possibilitando a realocação dos pacientes da unidade não-crítica para os corredores, abrindo espaço para os novos pacientes na área vermelha”, explicou.
“A área vermelha tinha 21 pacientes pela manhã, todos em estado grave, incluindo um que necessitava de ventilação manual (ambú). Adaptamos a área verde para receber esses pacientes, priorizando os casos mais graves e agilizando leitos de CTI. O hospital todo atuou conforme previsto no plano, proporcionando um rápido atendimento e encaminhamento dos pacientes. As famílias também receberam apoio e estão alocadas em uma área específica”, completou o Dr. Bonilha.
A ativação bem-sucedida do Plano de Atendimento à Múltiplas Vítimas demonstra a capacidade da Santa Casa de Campo Grande em lidar com situações de emergências e garantir a melhor assistência possível aos pacientes em momentos críticos. O hospital continuará monitorando a situação e está preparado para receber mais pacientes, se necessário.
“A Santa Casa já está montando o plano de atendimento há algum tempo, e felizmente estamos bem organizados. Já estamos preparados para receber várias vítimas, assim como é de praxe. A equipe médica está bem coordenada, e o acolhimento aos familiares está sendo uma de nossas prioridades. Graças a essa preparação, tudo está sob controle”, afirmou o Gerente de Apoio Administrativo, Sebastião Teles.
Já a presidente da Santa Casa, Alir Terra Lima, em nome da Diretoria Coorporativa do hospital, demonstrou apoio aos pacientes do trágico acidente. “Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias, e agradecemos à equipe da Santa Casa pelo empenho e profissionalismo demonstrados nessa difícil tarefa de salvar vidas”, ressaltou.
CONFIRA O VÍDEO:
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções