Por João Paulo Ferreira | 13 novembro, 2024 - 15:32
Na última terça-feira (12), a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) realizou a Solenidade de Outorga da Medalha Patrono Penitenciário “Senador Ramez Tebet”, em homenagem a 67 policiais penais, autoridades e colaboradores que se destacaram na melhoria do sistema prisional de Mato Grosso do Sul. O evento, no auditório do CREA, em Campo Grande, destacou os serviços prestados para a segurança e ressocialização no sistema penitenciário do estado.
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, reforçou, em seu discurso, a relevância do trabalho conjunto para otimizar a gestão penitenciária. “As conquistas do sistema penitenciário são fruto de um trabalho constante e da dedicação de cada servidor”, afirmou. Maiorchini ainda compartilhou dados sobre a instituição, como o aumento das atividades de escolta, que superam 21 mil ocorrências nos últimos 18 meses, além de capacitações pela Escola Penitenciária, que já formou mais de 700 servidores este ano em cursos de armamento, tiro e escolta.
O diretor também abordou a ampliação de vagas no sistema penitenciário com a construção de quatro novos presídios, financiados por recursos federais, que aumentarão a capacidade em 1.600 vagas. Além disso, ressaltou as obras na Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, para reduzir a superlotação. Maiorchini ainda fez apelos ao governo estadual pela regulamentação da Polícia Penal, realização de concurso público para reforço de efetivo e celeridade nos processos de promoção dos servidores que aguardam parecer da PGE (Procuradoria-Geral do Estado).
Ary Carlos Barbosa, secretário-adjunto da Sejusp, representou o governo estadual e destacou a complexidade do sistema prisional sul-mato-grossense, com uma taxa de encarceramento de 700 presos por 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional. “A quantidade de detentos no estado se aproxima da realidade dos Estados Unidos, país que mais prende, onde a taxa é de 650 presos por 100 mil habitantes”, comparou Barbosa. O secretário, no entanto, reconheceu avanços no controle e pacificação do sistema.
Para Adriana Pincela Moraes Silva, policial penal homenageada, a medalha é um reconhecimento do árduo trabalho desempenhado pela categoria. “Diariamente, lidamos com situações que exigem coragem, equilíbrio e compromisso com a justiça. Esta medalha nos lembra que, apesar das adversidades, nosso propósito é maior”, declarou.
Outro momento de destaque na cerimônia foi o lançamento da 2ª edição da Revista Polícia Penal em Ação, que traz um panorama das ações e desafios do sistema penitenciário. Homenagens especiais também foram realizadas para Acir Rodrigues e Valdimir Ayala Castro, policiais penais com mais de 46 anos de serviço.
Com a presença de familiares dos homenageados e autoridades civis, militares e eclesiásticas, o evento reforçou o papel colaborativo na superação dos desafios do sistema prisional.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções