Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Equipes de MS resgatam mais de 900 pessoas e 200 animais no RS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

Equipes de MS resgatam mais de 900 pessoas e 200 animais no RS

Força-tarefa do Mato Grosso do Sul atua em cidades gaúchas afetadas por enchentes e já resgata centenas de pessoas e animais

Por João Paulo Ferreira | 6 maio, 2024 - 16:48

Fotos: CBMMS

As cidades de São Leopoldo e Canoas, no Rio Grande do Sul, estão recebendo ajuda de equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Com mais de dois dias de operações, os socorristas já resgataram mais de 900 pessoas e cerca de 200 animais.

As enchentes, causadas por chuvas intensas na região, fizeram com que os rios Sinos e Gravataí transbordassem, afetando diversas áreas, inclusive partes da capital, Porto Alegre. A força-tarefa de Mato Grosso do Sul, que inclui equipes divididas em três grupos denominados Pantanal 1, 2 e 3, iniciou os resgates no sábado (4) às 23h. Composta por nove militares, as equipes atuam especialmente em bairros densamente povoados e situações críticas.

O capitão Rodrigo Bueno, comandante da Força Tarefa do CBMMS, relatou a gravidade da situação. “Nossa chegada foi direto no olho do furacão. Muitas pessoas estão sendo resgatadas de suas casas inundadas, algumas com deficiências físicas ou mentais, outras estavam presas em telhados, sofrendo com o frio e a falta de recursos básicos como comida e água”, explicou.

A aeronave da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também participou dos resgates, transportando 700kg de medicamentos e resgatando pessoas que estavam ilhadas. Ao todo, a aeronave ajudou aproximadamente 750 pessoas em dois dias.

O boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, atualizado nesta segunda-feira (6), confirma 83 mortes devido às chuvas, com outras quatro sob investigação. Até o momento, há 111 desaparecidos, 345 municípios afetados e mais de 850 mil pessoas impactadas pelos temporais. O número de desalojados é de 21.957, enquanto 19.368 pessoas estão em abrigos temporários e 276 feridos foram reportados.

As operações continuam com as equipes dispersas pelas cidades atingidas, trabalhando em conjunto com outros socorristas que chegaram de diferentes estados. “O trabalho é contínuo e a chuva não dá trégua, mas estamos conseguindo cumprir todas as missões atribuídas com sucesso”, acrescentou o capitão Bueno.

Mais Notícias
Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 247 kg de drogas em Ivinhema

18 maio, 2024

Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções