Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mato Grosso do Sul apresenta redução nos índices de criminalidade em 2024 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Mato Grosso do Sul apresenta redução nos índices de criminalidade em 2024

Quedas significativas nos crimes contra o patrimônio e contra a vida marcam o início do ano no estado

Por João Paulo Ferreira | 18 março, 2024 - 18:36

Foto: Bruno Rezende

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul divulgou dados que indicam uma queda expressiva nos crimes contra o patrimônio e contra a vida nos primeiros dois meses de 2024, comparados ao mesmo período de 2023. Esta redução impacta diretamente na sensação de segurança da população.

Roubos em residências lideraram a queda entre os crimes contra o patrimônio com uma redução de 32,6%, seguidos de roubos em vias urbanas (-29,3%) e roubos totais (-28,2%). Outras categorias, como roubos a comércios (-27%), furtos gerais (-14,3%) e furtos em residências (-7,6%), também registraram diminuições significativas.

A capital, Campo Grande, destacou-se nas estatísticas com reduções ainda mais expressivas, incluindo a eliminação total de roubos seguidos de morte (-100%), além de quedas significativas em furtos em residências (-36,7%), roubos em vias urbanas (-31,4%) e roubos totais (-28,4%).

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes, atribui os resultados positivos ao incremento das ações ostensivas e preventivas, que visam a redução da criminalidade e a promoção do bem-estar social. Ele enfatiza a importância do trabalho de inteligência e da presença policial em locais estratégicos para esses resultados.

Fábio Brandalise, delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), reforça que a combinação de estratégias de repressão aos crimes e a comunicação efetiva com o Poder Judiciário foram cruciais para a redução dos índices criminais.

A queda na criminalidade gerou um aumento na sensação de segurança entre a população e os comerciantes de Campo Grande, conforme aponta Irwing Ferreira, presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Parati/Piratininga e Região.

Além dos crimes contra o patrimônio, a Sejusp também registrou quedas nos crimes contra a vida. Os feminicídios e homicídios dolosos em Campo Grande diminuíram 50% e 35,7%, respectivamente, enquanto a queda dos homicídios dolosos no estado foi de 17,3%.

Mais Notícias
Polícia

Militar arremessa tambor e mata idosa durante briga em MS

2 maio, 2024

Política

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

2 maio, 2024

Polícia

Funcionário de transportadora é achado morto dentro de caminhão na Capital

2 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções