Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Polícia Penal intensifica combate à comunicação ilícita em presídios de MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Polícia Penal intensifica combate à comunicação ilícita em presídios de MS

Operação Mute realiza nova fase com transferências e apreensões em Campo Grande

Por João Paulo Ferreira | 26 novembro, 2024 - 16:58

A Polícia Penal de Mato Grosso do Sul concluiu com êxito a 6ª fase da Operação Mute, uma ação de âmbito nacional liderada pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Realizada em todos os estados e no Distrito Federal, a operação visa desmantelar atividades criminosas dentro de presídios, buscando reduzir a violência em todo o país.

Durante três dias de operações, as ações se concentraram em quatro unidades prisionais de Campo Grande: o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Máxima), o Instituto Penal de Campo Grande, o Presídio de Trânsito e o Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. No estado, a operação mobilizou 210 policiais penais, que inspecionaram 32 celas e transferiram 29 internos para outras unidades.

As atividades foram coordenadas pela Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e pela Diretoria de Operações da Agepen, contando com o suporte do Comando de Operações Penitenciárias (Cope). Um representante da Senappen acompanhou as ações.

A Operação Mute, considerada a maior ação nacional da Senappen, tem como foco a identificação e apreensão de celulares e outros dispositivos que possibilitam a comunicação entre criminosos dentro e fora dos presídios. Esses aparelhos são usados para comandar crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos.

A Senappen destacou que a iniciativa também busca reforçar os procedimentos padronizados em estabelecimentos prisionais, além de fortalecer as inteligências penitenciárias estaduais e integrar esforços com a Dipen (Diretoria de Inteligência Penitenciária).

A operação não só visa interromper a comunicação ilícita, mas também promover a segurança e o controle nos presídios, reduzindo crimes violentos letais intencionais e garantindo maior proteção à sociedade.

Os resultados detalhados das apreensões realizadas em Mato Grosso do Sul serão divulgados pela Senappen.

Mais Notícias
Meio Ambiente

Pantanal Ameaçado: Governos falham na prevenção e bioma passa a ter prazo de vida, caso enfrente queimadas como as de 2024

26 novembro, 2024

Capital

Revitalização da Avenida Ernesto Geisel e outras obras avançam em Campo Grande

26 novembro, 2024

Justiça

Direito ou regalia? Mulher trans de MS obtém na Justiça cirurgia para “feminização facial” custeada pelo Estado

26 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções