Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Prefeita de Sidrolândia sanciona lei que garante distribuição gratuita de absorventes a mulheres carentes - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Prefeita de Sidrolândia sanciona lei que garante distribuição gratuita de absorventes a mulheres carentes

Programa será custeado com recursos próprios do município

Por Redação | 21 outubro, 2021 - 11:09

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), sancionou e transformou na lei 2036 o projeto da vereadora Joana Michalski (PSB), aprovado pela Câmara Municipal, que institui no âmbito municipal a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda, além de estudantes das escolas municipais. A lei será regulamentada em 120 dias com previsão do início da distribuição a partir de 2022. O programa será custeado com recursos próprios do município.

A base para definir o público-alvo que receberá os absorventes é o Cadúnico, onde estão inscritas famílias em vulnerabilidade social. São 9.913 famílias inscritas, sendo que 92,2% são do gênero feminino. Ou seja, até 9.139 mulheres podem ser beneficiadas pelo projeto. O absorvente será incluído na cesta básica (item de higiene pessoal) das 300 famílias atendidas pela Assistência Social.

A prefeita Vanda Camilo inclui no seu programa de Governo ações desta natureza, destinadas a combater a chamada violência menstrual.” Estamos trabalhando para estruturar a clínica da mulher e esta questão da dificuldade de acesso que muitas mulheres têm para comprar absorventes é uma política pública necessária “, comenta a prefeita.

A distribuição de absorventes, segundo a prefeita, é parte de um conjunto de ações que o município desenvolverá com participação de várias secretarias e da Coordenadoria da Mulher, para conscientização sobre o ciclo menstrual, combater a desinformação e tabus a respeito da questão e promover ação integral à saúde da mulher. A falta de recurso para compra de absorventes é apontada como uma das causas para faltas e evasão escolar das estudantes em idade reprodutiva.

 

LEIA TAMBÉM:

– Sidrolândia recebe instrumentos e abrirá inscrição para Orquestra Sinfônica

– Por risco de chuva, secretaria de obras de Dourados fará interdição na Hayel Bon Faker

Mais Notícias
Justiça

Em 2º júri, ex-militar é condenado a 24 anos de prisão por matar esposa em MS

28 março, 2024

Polícia

Farol apagado leva polícia a achar cocaína avaliada em R$60 milhões em MS

28 março, 2024

Trânsito

Semana Santa: Polícia reforça segurança nas rodovias durante o feriado em MS

28 março, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções