Por Viviane Freitas | 27 maio, 2021 - 10:42
A estudante de medicina, Emanuelly Teixeira, e mais 5 colegas da faculdade, criaram o projeto “Até onde vai o SUS”, com a implementação de um QR Code para divulgar o Sistema Único de Saúde e ajudar aumentar o cadastramento de usuários no posto do bairro Tiradentes, em Campo Grande. Em uma semana, foram realizados 10 novos cadastramentos, número que os agentes levam um mês para realizar.
Emanuelly explica que a ideia surgiu quando uma professora questionou a sala dizendo que teriam que ter um plano de ação e deixar algum legado. “Pensei na hora em fazer a diferença no posto de saúde em que eu frequentei a minha infância inteira. Nosso grupo então foi lá, entender quais as dificuldades que eles passam e aí soubemos da necessidade de divulgar mais o SUS”, afirmou.
Segundo a estudante, uma das enfermeiras que atua no posto de saúde ressaltou o quanto os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) enfrentam dificuldades para serem recebidos nas casas e fazer o cadastramento dos usuários, mesmo o número do SUS sendo obrigatório para tomar a vacina da Covid-19, por exemplo.
“Como esse era o maior problema, nós traçamos ideias para divulgar melhor o trabalho dos ACS’s. Mesmo a pessoa tendo plano de saúde, como é o meu caso, por exemplo, ela também precisa do posto de saúde para participar de campanhas de vacinação e outros tipos de atendimento. Eles não conseguiam entrar em condomínios, nem mesmo para deixarem panfletos”, explicou.
Agora, os alunos colocaram o QR Code na porta do posto de saúde e também estão buscando parcerias. “A pessoa precisa somente apontar o celular e ali ela fazer o cadastro e gerar o número do SUS. Nosso projeto completou duas semanas e também criamos o Instagram dessa unidade de saúde, onde estamos divulgando tudo o que está acontecendo”, falou Teixeira.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções