Por Redação | 27 outubro, 2022 - 14:19
Nos últimos anos, a transformação digital trouxe benefícios para vários setores e na esfera pública não foi diferente. A utilização de metodologias ágeis guia as ações das empresas, de todos os segmentos e tamanhos, em busca de melhores resultados e aumento na produtividade para tornar seus processos mais modernos com inovação na gestão.
A cultura ágil foi elaborada nos anos 90 com intuito de agilizar o desenvolvimento de softwares. O movimento teve seu boom em 2001, a partir do documento intitulado “Manifesto for Agile Software Development”, um documento que explica detalhadamente os princípios fundamentais para a agilidade no processo de produção desses sistemas operacionais, seguindo como pilar até os dias atuais.
O interesse e procura pelas formas de inserção da metodologia ágil nas empresas tradicionais foi impulsionado pelo crescimento das startups e fintechs. Essas organizações surgem do pensamento ágil e apresentam novas realidades de produção e consumo ao mercado com potencial flexível e equipes focadas em inovação e sustentabilidade.
Com o passar do tempo, métodos ágeis têm sido adotado por organizações de segmentos diversos. Estima-se que cerca de 88% das organizações aplicam métodos ágeis em algum nível, geralmente nas áreas de tecnologia. 30% usam além da TI, como Marketing e vendas e 6% em toda a organização.
Uma pesquisa da consultoria PWC com 2.216 executivos em todo o mundo publicada em 2016 mostra que entre as companhias com melhor resultado – nesse caso, aquelas com crescimento nas receitas e no lucro nos últimos 3 anos e com a perspectiva de repetir o desempenho nos próximos 3 -, 22% dos respondentes usam metodologias ágeis para a maioria dos projetos não relacionados a tecnologia.
Com foco na utilização de ferramentas ágeis pela gestão pública, foi realizado mais uma edição do Conexão GovTec, evento on-line e gratuito promovido por uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil que desenvolve soluções em software em colaboração com servidores e gestores públicos, a Digix.
Ao implementar metodologias ágeis no setor público, o trabalho é otimizado e há economia de recursos. A entrega de valor é de forma contínua e rápida aos usuários do serviço, elimina o que não gera valor ao produto, além de provocar reflexão por parte dos times de servidores quanto à melhora da sua eficiência e eficácia, otimizando a entrega.
A secretária de tecnologia digitais da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Teresa Maciel, especialista que participou do evento, explica que as ferramentas precisam ter direcionamento. “Dependendo da solução que você quer desenvolver, é preciso ser algo centrado no cidadão, onde eu vou oferecer uma jornada melhor ao usuário de forma rápida, garantindo a excelência, com qualidade, entregas contínuas e de valor.”
A agilidade é uma necessidade das organizações para entregar valor para a população de forma rápida, e com isso, o grande compromisso dessas ferramentas é que sejam adaptadas aos usuários. Rodrigo Narcizo, expert que participou do encontro, é mestre em educação, pedagogo e servidor público federal, relata que a transformação digital é caracterizada pelos indivíduos através das interações. “Não podemos colocar a carga ao usuário a obrigação de entender e se adaptar a ela. É preciso entender o seu usuário. As interações contínuas são fundamentais para adequar as ferramentas ao usuário, para que seja compreensivo e visível.”
Durante o evento foram citados os principais métodos ágeis utilizados em setores públicos, sendo eles:
Scrum: voltada à gestão e ao planejamento de projetos de software. Os projetos são divididos em ciclos mensais, denominados “sprints”, que representa um período em que as atividades devem ser realizadas e entregues.
Design Thinking: É uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, ou seja, as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto (servidores e usuários).
Lean: trata-se de um método que institui identificar e eliminar constantemente problemas que atravancam os processos; garantir que o fluxo de trabalho esteja claro para todos, eliminando ruídos na comunicação; indicar sempre quais demandas e entregas são prioritárias; fornecer o suporte necessário para que a equipe possa efetuar entregas contínuas e de qualidade.
OKR: um modelo de gestão ágil de desempenho com foco nos resultados. Os gestores conseguem estabelecer um planejamento e como organizar a execução da programação que foi criada; traz alinhamento e transparência; cria uma cultura de resultados.
Kanban: seu conceito é relacionado à utilização de post-its, leds ou outro meio que simbolize e indique o status das atividades.
A metodologia ágil otimiza processos a fim de reduzir o ciclo de desenvolvimento em semanas ou meses e tem as principais características como: adaptabilidade, simplicidade, feedback constante e equipes de alta performance.
A transformação digital no setor público tem como propósito a construção de soluções com agilidade. Diego Ferreira, especialista em soluções para gestão pública e diretor comercial da Digix, aponta que as ferramentas estão cada vez em uma melhoria contínua. “Se você precisa melhorar suas rotinas, seus processos, ou projetos que precisam identificar quais ferramentas podem ser utilizadas e adaptar, há quem possa solucionar com agilidade, ganho e valor.”
Essas ferramentas são capazes de interligar todos os departamentos em um único ambiente digital de maneira ágil e inteligente. A implementação de novas tecnologias proporciona produtividade, reduz a burocracia e fomenta a inclusão digital da população.
Se você se interessa por tecnologia e gosta de estar sempre a par das novidades do mercado tecnológico e da esfera governamental, participe da próxima edição da Conexão GovTec. Mensalmente, experts de localidades diferentes se reúnem para apresentar pontos de vistas sobre tendências para gestão pública de forma gratuita e on-line.
Confira o último evento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=669oN6z3V7k
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