Por Viviane Freitas | 21 maio, 2021 - 13:33
O menor chip sem fio do mundo foi desenvolvido por Engenheiros da Universidade de Columbia (EUA) com finalidades médicas. O dispositivo é do tamanho de um minúsculo grão de sal, que no futuro poderão ser injetados no corpo com uma agulha hipodérmica (que consegue alcançar os músculos) e se comunicar com o exterior por meio de ultrassom, fornecendo os dados que coleta localmente.
O novo chip ocupa um volume total inferior a 0,1 mm³. Foi necessário a utilização de uma ultrassom para carregar dados e se comunicar com o dispositivo sem usar fios.
“Queríamos ver até onde poderíamos empurrar os limites para construir o menor chip funcional possível. É uma ideia nova de chip como sistema: um chip que, por si só, é um sistema eletrônico em pleno funcionamento”, disse o líder do estudo, Ken Shepard.
Os pesquisadores fizeram uma “antena” que é instalada diretamente no topo do chip, onde são capazes de carregar dados e até se comunicarem com ele. Tanto o carregamento quanto a comunicação ocorrem por meio de ultrassom.
Os dispositivos atuais que foram criados medem a temperatura corporal, mas existem muitas outras possibilidades nas quais a equipe está trabalhando. O estudo foi publicado na revista Science Advances.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções