Por Viviane Freitas | 24 março, 2022 - 17:00
Mato Grosso do Sul é um dos oito estados do país onde pode ser feita a comercialização de veículos por meio digital, entre pessoas físicas, a partir desta quinta-feira (24). A nova funcionalidade da CDT (Carteira Digital de Trânsito) dispensa o reconhecimento de firma presencial pelo vendedor e comprador, com a assinatura digital do gov.br e biometria facial.
Por meio do CDT, ainda é possível fazer a comunicação automática da venda, após a autorização do Detran de registro do veículo. Além do estado, também aderiram à nova funcionalidade Acre, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.
Na transação, o comprador e vendedor fazem a comunicação da venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. A transação é segura, exigindo o login com conta prata ou ouro na plataforma do governo federal (gov.br), que oferecem mais segurança ao usuário, e biometria facial para a assinatura digital. Depois desta fase, o proprietário só precisa ir ao departamento de trânsito local para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
A facilidade está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções