Por João Paulo Ferreira | 8 janeiro, 2024 - 13:54
Dourados, município do Mato Grosso do Sul, está prestes a concluir um ambicioso projeto para se tornar uma “Cidade Inteligente”. Este desenvolvimento envolve a implementação de tecnologias avançadas em diversas áreas, como trânsito e segurança pública, marcando um significativo avanço para a cidade.
Sob a gestão do prefeito Alan Guedes, a iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), integra várias pastas municipais. A infraestrutura tecnológica inclui a instalação de quase 130 km de fibra óptica, conectando edifícios públicos, escolas e unidades de saúde, entre outros. Este upgrade tecnológico permitirá uma gestão mais eficiente de serviços essenciais, como trânsito e segurança pública.
Segundo Romualdo Diniz Salgado Júnior, secretário de Planejamento, o projeto começou com a atual administração e foca em modernizar a gestão municipal. A infraestrutura inclui servidores mais rápidos e modernos, além de investimentos em hardware, software e capacitação de pessoal.
O conceito de Cidade Inteligente se reflete diretamente na segurança pública e no trânsito. A Guarda Municipal de Dourados, por exemplo, contará com um “cercamento eletrônico” nas principais entradas e saídas da cidade, utilizando câmeras de alta definição para monitoramento em tempo real. Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, diretora-geral da GMD, destaca a importância dessa tecnologia para o monitoramento eficaz de veículos.
No trânsito, a gestão se tornará mais complexa e eficiente, com controle de tráfego e segurança, principalmente em áreas próximas a escolas. A parceria com a Google Waze fornecerá dados e ferramentas valiosas para a gestão de trânsito e mobilidade urbana, segundo Romualdo Diniz. Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran, acrescenta que o sistema beneficiará também os usuários do transporte público, com informações precisas sobre localização e tempo de chegada dos ônibus.
O prefeito Alan Guedes expressa satisfação com o progresso do projeto, enfatizando o planejamento estratégico de Dourados para acomodar seu crescimento populacional e atrair mais investimentos. Este desenvolvimento faz parte do programa “Desenvolve Dourados”, visando colocar a cidade no patamar de grandes capitais do país.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções