Por João Paulo Ferreira | 9 novembro, 2023 - 15:46
Um estudo recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologias da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2022 do IBGE ressalta um aumento substancial no uso diário da internet em Mato Grosso do Sul. Segundo o levantamento, 95,1% das pessoas acima de 10 anos no estado acessam a internet todos os dias, superando a média nacional.
O número de domicílios com acesso à internet no estado também cresceu, alcançando 93,6% em 2022, um salto de 17,7 pontos percentuais desde 2016. Este aumento coincide com uma elevação nos rendimentos médios mensais per capita, sendo mais alto entre os que têm acesso à internet (R$ 1.648,00) em comparação àqueles sem (R$ 1.230,00).
A banda larga móvel e fixa também viu um avanço considerável, com uso em 88,1% e 87,8% dos domicílios conectados, respectivamente. Esta tendência reflete uma preferência crescente pelo uso combinado de ambas as conexões, que agora atinge 76% dos domicílios.
O estudo destacou ainda a predominância do uso de smartphones para acesso à internet, com 99,1% dos usuários optando por esse meio. A televisão e o microcomputador ou tablet também são utilizados por mais da metade da população conectada do estado.
Outro dado relevante é o declínio no uso de telefones fixos convencionais, que sofreu uma redução de 71% entre 2016 e 2022, enquanto a posse de telefones móveis celulares subiu ligeiramente para 98,3%.
Em relação aos dispositivos de mídia, houve uma queda nos domicílios com microcomputadores e tablets, mas um aumento significativo nos que possuem televisões de tela fina. Ressalta-se também que, apesar do avanço da tecnologia, 51,8% dos domicílios ainda possuem rádio.
Os dados refletem uma transformação digital em curso no Mato Grosso do Sul, que, apesar de algumas disparidades, mostra um estado cada vez mais conectado e integrado às novas formas de comunicação e entretenimento.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções