Por Viviane Freitas | 6 junho, 2023 - 14:04
O paciente que recebeu o implante foi um homem de 63 anos, renal crônico e que já tinha usado um marcapasso convencional, mas que, no entanto, teve que retirá-lo devido uma infecção no local.
O procedimento foi realizado pelo cirurgião Dr Wilson Barbosa Junior (Campo Grande), Dr Carlos Duarte (Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pelo Arritmologista Dr Guilherme Bertão (Campo Grande). Houve também a participação em todo o processo do Cirurgião Dr Ricardo Adala Benfatti.
A Cirurgia ocorreu sem nenhuma intercorrência e obteve grande sucesso, com uma excelente recuperação do paciente.
Segundo informações do fabricante, este foi o 33° caso no Brasil, sendo o primeiro no Mato Grosso do Sul, colocando mais uma vez o nosso Estado nas mesmas condições de qualidade de atendimentos e tratamentos de cardiológicos e de arritmias ao que existe no grandes Centros do Brasil e do Mundo.
O que é o MICRA
Normalmente, marca-passos e outros dispositivos são compostos por uma peça principal um pouco maior que uma moeda de 1 real, que contém uma bateria de lítio e um sistema eletrônico com microprocessador. Essa peça, implantada na região da clavícula, logo abaixo da pele, se conecta ao coração por meio desses tais fios.
Desenvolvido pela Medtronic, o Micra tem 20mm de comprimento, o equivalente a uma cápsula de vitamina, e pesa 2g. Além do tamanho, há outro grande diferencial: ele não possui fios com eletrodos. Ficando posicionado diretamente no músculo cardíaco.
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções