Por Viviane Freitas | 11 maio, 2021 - 14:58
Em breve o Banco Central deve lançar dois novos serviços do PIX: Pix Saque e Pix Troco, a proposta das funcionalidades foi colocada em Consulta Pública e caso venha ser aprovada limitará os serviços de transferências, dando o direito das instituições financeiras cobrarem pela transferência a partir da quinta transação.
A diferença entre os dois serviços é que o Pix Saque é uma transação exclusivamente para saque, enquanto o Pix Troco está associado a uma compra ou prestação de serviço. Ambos possibilitarão a retirada do
dinheiro em espécie.
Para utilizar os novos serviços, o consumidor fará um pagamento via Pix, com a leitura de um QR Code. A diferença é que, ao invés de receber um produto ou serviço, receberá o valor correspondente em espécie.
Com a nova funcionalidade, serão liberados quatro saques por mês, com uma limitação diária de R$ 500. A ideia é que essas duas funções sejam disponíveis a partir de agosto.
“Respeitado esse limite máximo, as instituições participantes do Pix e os agentes de saque definirão em contrato bilateral as condições para a prestação do serviço. Ou seja, os estabelecimentos comerciais e demais agentes de saque terão liberdade de definir se querem ofertar apenas Pix Saque, apenas Pix Troco ou ambos; os dias e períodos que pretendem disponibilizar o serviço; informações sobre os valores (exemplo, apenas múltiplos de R$ 10), entre outros”, explicou a autarquia em nota.
As regras serão submetidas a sugestões da sociedade e do mercado em consulta pública até 9 de junho.
PIX
Em funcionamento há mais de 5 meses, com o sistema de pagamento instantâneo brasileiro é possível fazer pagamentos 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções