Por Redação | 21 julho, 2022 - 14:14
A internet móvel do Brasil teve média de velocidade de 22,77 Mb/s (megas) no segundo trimestre, o que fez o país subir duas posições no ranking global. Ainda assim, aparece na 80ª posição da competição entre nações, segundo o mais recente relatório do Ookla Speedtest, divulgado nesta segunda (18). A Claro fornece a conexão móvel 4G mais veloz do mercado. Quando o assunto é latência – o tempo que um pequeno pacote de dados leva para chegar ao destino e retornar à máquina de origem – , a TIM levou a melhor tanto em acessos móveis quanto fixos.
O Ookla Speedtest também listou os provedores de banda larga fixa mais rápidos do país. A Claro (antiga Net) novamente conquistou a primeira colocação no critério de velocidade de download.
De acordo com a Speedtest Intelligence, a Claro apresentou, no último trimestre, a internet móvel 4G com a taxa de download mais rápida do país, com 31,93 Mb/s de velocidade. Segunda colocada, a Vivo ficou bem atrás (20,76 Mb/s).
Confira abaixo a relação das quatro principais provedoras do país. Cabe lembrar que a Oi está em processo de transição, pois foi comprada pelas outras três gigantes do setor.
Outra característica observada pelo Speedtest foi a consistência das conexões. A Claro levou vantagem novamente, seguida pela Vivo e TIM. Assim como no ranking de velocidade do download, a operadora Oi teve o pior resultado.
Outro medidor importante de qualidade de conexão é a latência (também chamada de ping), uma das principais preocupações dos adeptos de jogos online. Neste quesito, a TIM liderou sobre as demais operadoras, com uma latência média de 25 ms para o 4G. A Oi ficou na última posição, com 33 ms.
No levantamento, a cidade brasileira com a maior velocidade de internet móvel foi Brasília, seguida por Curitiba e São Paulo. No início de julho, a capital federal se tornou a primeira cidade do país a contar com o 5G puro.
No levantamento realizado pelo Speedtest, que levou em consideração apenas a conexão 4G, a cidade levou vantagem nos três pontos analisados: download, upload e latência. Goiânia apresentou a maior latência entre as dez cidades ranqueadas, com 36 ms.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções