Por Marcelo Tognini | 5 julho, 2020 - 5:51
Entre vales do Planalto de Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, Bonito tem o privilégio de estar rodeado de belezas naturais incomparáveis, assim como o o próprio nome revela. Dizer que a natureza foi generosa com este lugar é pouco. É preciso falar da majestade dos rios de águas cristalinas e das cachoeiras, em meio a mata nativa – uma mistura de Cerrado e Mata Atlântica – que preserva a rica flora e fauna locais. Para fazer jus a notoriedade é preciso chamar a atenção também para as grutas e cavernas misteriosas e belas.
Bonito possui inúmeros motivos para qualquer pessoa querer vir correndo para cá. Entre estes, aqui estão os 7 mais citados e admirados.
A Gruta do Lago Azul é chamada dessa forma devido a cor das águas que forma o lago em seu interior, resultado do processo de refração da luz do Sol em alguns horários do dia. A profundidade real do lago não se conhece, mas calcula-se ser maior que 87 metros, pois é o máximo que um mergulhador já conseguiu atingir.
Cartão-postal da cidade, a Gruta do Lago Azul é um dos pontos mais visitado pelos turistas. Para chegar é necessário pegar uma estrada de chão, em boas condições, até sua entrada, que tem estacionamento e ponto de apoio. Depois, se percorre uma trilha de 300 metros até a entrada da gruta. Para chegar ao lago são 298 degraus, com direito a parada em um mirante que possibilita a melhor visualização do local. No decorrer do caminho são avistados muitos espeleotemas, mas o clímax do passeio é observar a beleza do lago e suas águas.
O passeio é organizado em grupos e só é permitida a presença de um número limitado de pessoas dentro da gruta diariamente. As visitas duram cerca de uma hora e meia e ocorrem entre 7 e 14 horas.
O Rio Sucuri, com suas águas cristalinas, nasce na Fazenda São Geraldo, local que oferece a flutuação. É preciso percorrer uma trilha leve de 400 metros até a nascente, em um caminho muito agradável. A luz solar incidindo sobre a água propicia a visualização de uma cor azulada encantadora.
Um ponto interessante deste passeio é se deparar com espécies da fauna próxima à mata ciliar. Pulando de galho em galho podem ser vistos macacos-prego; em meio à vegetação surgem bugios e lontras; e à margem do rio até pequeninos jacarés dão as caras. Não deixe também de apreciar a bela flora local espalhada por todos os lados.
Mas, o que todos esperam ansiosamente é a flutuação nas águas do rio. Deixar-se levar pela doce correnteza, boiar nas águas clarinhas com leves nuances de azul e observar todos os peixinhos coloridos é tudo de bom.
A transparência do rio é tanta que pode ser visto o fundo branco calcário e a vegetação subaquática que cresce abundantemente. A impressão é de estar dentro de um imenso aquário.
Você não precisa se preocupar com equipamentos e guias para realização deste passeio, pois diversas empresas locais oferecem o serviço. O equipamento fornecido conta com roupas e botas de neoprene, coletes salva-vidas, máscaras de mergulho e snorkel. Os orientadores ensinam como proceder para “flutuar” nas águas do Sucuri em uma piscina, inicialmente, e após no rio, onde não é permitido pisar no fundo para proteção ambiental! Entretanto, flutuar é obrigatório e delicioso!
O Parque das Cachoeiras fica a 17 quilômetros do centro de Bonito e possui boa infraestrutura para receber os turistas. O passeio é pela mata ciliar do Rio Mimoso, em um caminho de exuberante vegetação e com um objetivo: encontrar as sete cachoeiras e deliciar-se em um banho nas piscinas naturais.
O passeio é em grupo de tamanho limitado e que segue acompanhado por um guia especializado. As cachoeiras são formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas e com águas cristalinas, típicas da região de solo calcário. Algumas são mais profundas e outras possuem pequenas piscinas às margens, onde os pequenos podem se divertir!
Depois de tanta diversão, nada melhor que retornar à sede do Parque para um almoço com pratos típicos e doces regionais, uma tentação. Se quiser passar o dia por lá, há ainda redário e opção de cavalgadas e trilhas pelos campos, matas e morros do local.
O Formoso é um dos belos rios de Bonito onde é possível curtir momentos emocionantes! O passeio de bote (um rafting mais tranquilo) é o mais procurado.
Em um percurso de 6 quilômetros, o bote passa por três cachoeiras e duas corredeiras, em meio a uma natureza belíssima de mata ciliar. A parada para banho é de aproximadamente 20 minutos e a diversão é total! Este passeio e indicado para toda família, pois as empresas oferecem toda segurança. Outra opção é o Boia Cross, onde o trajeto é menos íngreme e feito em boias individuais.
Ao final do trajeto está a Ilha do Padre, que possui ótima infraestrutura com decks e cachoeiras para banho, além de lanchonete e restaurante.
Os passeios pelo Rio Formoso são guiados por várias agências locais e têm duração de meio dia.
Você está conferindo os motivos para incluir Bonito na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
Boca da Onça – o nome assusta não é? Mas, não se preocupe pois ninguém vai te levar para brincar com os felinos. Trata-se de um paraíso ecológico onde está a mais alta cachoeira do Estado do Mato Grosso do Sul: a Boca da Onça. Um lugar que vale a pena conhecer.
São quatro quilômetros de caminhada pela mata preservada que levam até dez cachoeiras, dentre elas a Cachoeira Boca da Onça. No percurso visualiza-se toda a beleza da região, com riachos e piscinas naturais onde pode-se parar para refrescar-se com um bom banho. Ao final avista-se a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura.
Os que curtem nadar, podem se esbaldar nas piscinas naturais formadas pela cachoeira e os mais sossegados podem ficar curtindo o belo cenário.
E os mais aventureiros podem ir mais longe e se arriscar em um rapel de quase 90 metros de altura em negativo. Este é nada menos do que o maior rapel de plataforma do Brasil e o cânion do Rio Salobra com seus paredões servem muito bem a esta aventura. A descida do rapel é proporcionada por agências da região que fornecem equipamentos, orientação e treino. Para facilitar a prática, existe uma estrutura metálica construída sobre o cânion, que avança sobre o precipício por 15 metros.
Fortes emoções aguardam os turistas no Abismo Anhumas. Uma imensa caverna submersa. Um abismo que parece sem fim. Mas, para curtir o passeio, é preciso ter coragem! A aventura começa com uma descida de rapel por uma fenda estreita por 72 metros até chegar a um lago de águas cristalinas.
A descida já merece toda atenção pelos paredões repletos de estalactites incríveis, formados durante muitos anos. Ao chegar ao fundo é realizado um mergulho e flutuação nas águas cristalinas. Uma visão sensacional. Durante o mergulho observe a ilusão de ótica provocada pelos cones imensos formados por sedimentos calcários.
Para a descida é preciso contatar agência capacitada a prestar este serviço e passar por treinamento um dia antes. Por isto, é preciso planejar bem este passeio.
A nascente do Rio Baía Bonita fica protegido no parque ecológico de mesmo nome e que proporciona muita diversão e passeios sensacionais! A principal atração, é, sem dúvidas, a flutuação. O local é praticamente um aquário natural, com águas cristalinas e rica fauna e flora. Famílias inteiras se divertem flutuando junto a cardumes de peixes de várias espécies e plantinhas aquáticas que crescem no rio pela presença da luz solar até o fundo, de tão límpida é a água. Até os pequenos podem se aventurar com equipamentos corretos e atenção dos adultos!
No Parque ainda há a trilha dos animais, onde podem ser observadas as espécies locais, algumas ameaçadas de extinção. Emas, jacarés, pacas, bugios e macaquinhos são presença garantida. No local ainda há restaurante, piscina e uma área de descanso deliciosa. Passeio para dia inteiro!
Convencido de colocar Bonito na sua lista de destinos? É um lugar que relaxa, descansa a mente e proporciona enorme contato com a natureza em todos os aspectos.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções