Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação 7 motivos para você conhecer Bodoquena uma vez na vida - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

7 motivos para você conhecer Bodoquena uma vez na vida

Bodoquena mistura duas paisagens distintas, o que contribui bastante para atrair a atenção dos viajantes no Mato Grosso do Sul.

Por Viviane Freitas | 22 outubro, 2021 - 9:44


Localizada no Oeste do Mato Grosso do Sul, o município de Bodoquena está entrando de vez na rota do turismo pelo estado. Com quase oito mil habitantes, o destino ganhou notoriedade por seu cenário exuberante, pelo clima agradável e pela proximidade a outras atrações da região. E tudo com menos badalação do que outras vizinhas, o que garante a privacidade e o sossego nas férias para qualquer casal.

Bodoquena mistura duas paisagens distintas, o que contribui bastante para atrair a atenção dos viajantes no Mato Grosso do Sul.

A cidade está dentro do Complexo do Pantanal e faz parte deste que é o bioma mais rico do Brasil, e também se encontra no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, com muita Mata Atlântica, montanhas e rios cristalinos para agregar à paisagem! No total, são mais de 100 km² de natureza para todos os gostos.

Bodoquena fica a cerca de 250 km de Campo Grande, o que leva pouco mais de três horas de estrada vindo da capital. E também está colada a dois destinos bastante procurados do estado. Miranda, uma das principais bases para quem visita o Pantanal, a somente 60 km de distância, e Bonito, que já é uma das queridinhas do ecoturismo nacional, a 70 km. Ou seja, é muito fácil esticar a visita e conhecer muitos locais, vivendo experiências inesquecíveis!

Mas, por que você  deveria ficar em Bodoquena uma vez na vida? Vamos te mostrar os motivos!

1. Parque Nacional da Serra da Bodoquena

A Serra da Bodoquena possui a maior extensão de floresta de Mata Atlântica natural do Mato Grosso do Sul, é uma divisora entre biomas, por isso riquíssima em biodiversidade.

Criado em setembro de 2000, o Parque Nacional tem o objetivo de preservar toda essa exuberância, bem como proporcionar que os visitantes possam ter um contato próximo e intenso com a natureza.

O parque possui 76.481 hectares divididos em dois fragmentos: um ao norte e outro ao sul, que protege todas as nascentes dos rios cristalinos da região, como a do Salobra, do Prata, do Formoso, do Perdido e do Sucuri.

Falando em rios, um destaque do parque é o Rio Perdido, que corta uma área e que tem esse nome porque percorre alguns trechos “se perdendo” no caminho, ora entrando por baixo de rochas e cavidades naturais, ora ressurgindo em outro local.

E, além da contemplação de sua beleza, é possível realizar atividades ecoturísticas como o birdwatching (observação de aves) e esportes radicais, como o rapel, parapente, mergulho em cavernas, bóia cross, rafting, mountain bike, trekking, entre outros.

2. Trilhas e Cachoeiras

Uma das maiores atrações de Bodoquena e arredores é o cenário diferenciado em relação ao Pantanal, logo do lado. Afinal, por se encontrar em uma região serrana seu ecossistema apresenta mata fechada, trilhas, mirantes, rios de água cristalina e cachoeiras. Lugares belíssimos e cheios de romantismo – ainda mais se o casal gosta de ecoturismo e turismo de aventura.

Por ser um Parque Nacional protegido, a Serra da Bodoquena é bastante preservada e tem a sua cota de fauna e flora que só se encontra por lá, assim como o Pantanal.

Um dos lugares mais famosos para realizar caminhadas é a Boca da Onça Ecotour, um empreendimento bem-estruturado onde é possível fazer caminhadas incríveis e alcançar locais como a Cachoeira Boca de Onça, com 156 metros de queda d’água (a maior do Mato Grosso do Sul) e uma vista de tirar o fôlego. Também é possível fazer hiking pelo Cânion do Rio Salobra, onde ela deságua. E em vários pontos há parada para banhos refrescantes!

Outro lugar fantástico de relaxar e passear é o empreendimento e pousada Cachoeiras da Serra da Bodoquena, onde é possível fazer trilhas com paradas em belíssimas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione, claro, com aquele banho delicioso em alguns pontos e também para visitar grutas sensacionais! O banho e atividades podem se extender pelo dia todo no balneário, onde há uma tirolesa e de onde saem os passeios de bote e canoa pelo rio e bóia cross nas cascatas.

Já viu que em Bodoquena não faltam atividades para casais ecoturistas em meio a uma biodiversidade sem igual! Definitivamente esse é um grande motivo para visitar a região pelo menos uma vez.

3. Maior Rapel do Brasil

E, se o casal for aventureiro, um dos bons motivos de visitar Bodoquena é poder fazer descer no maior rapel de plataforma do Brasil!

A estrutura fica na Boca da Onça Ecotour, do ladinho da maior cachoeira do Estado.

São 90 metros para descer em meio a um cenário de tirar o fôlego – literalmente! A cachoeira e o cânion são incríveis, e é uma experiência única que renderá muitas lembranças!

4. Pousadas Charmosas

Outro atrativo importante de Bodoquena para casais é a oferta de pousadas charmosas e românticas na hora de escolher a hospedagem.

São muitas opções aconchegantes, com boa estrutura e privacidade para quem viaja a dois poder ficar sossegado durante a estadia nas férias.

A Casa de Campo Charme da Serra é uma das mais procuradas, cercada de Mata Atlântica, com uma piscina natural no jardim e um gramado de dar inveja. É o local perfeito para relaxar e descansar entre um passeio e outro, e fica a 5 km do centrinho de Bodoquena.

E não esqueça de entrar em contato com a pousada antes de planejar sua viagem, pois ela poderá indicar vários outros passeios para fazer pelas redondezas!

 

5. Gastronomia Deliciosa

E quem viaja também quer viver uma experiência gastronômica regional, não é? Seja no café da manhã das pousadas, ou nas demais refeições, o interesse é provar as delícias e quitutes feitos com produtos bem locais.

Então, em Bodoquena, logo cedo você poderá descobrir que a Sopa Paraguaia não é líquida! É um bolo de milho salgado delicioso. Aproveitando o sabor do café, prove também aChipae um pãozinho quentinho com marmelada ou doce de Jaracatiá (uma fruta bem saborosa, que também é conhecida por mamão bravo).

No almoço ou jantar, não deixe de provar a Palga Serrada, prato típico da Serra de Bodoquena, que leva frango caipira cozido compalmito de bacuri, açafrão e muitos outros temperos maravilhosos! Além do tradicional Arroz Carreteiro, Churrasco, Escondidinho de Mandioca com Carne Seca e o Locro Paraguaio (carne ensopada com abóbora, feijão e milho).

Para sobremesa, deguste um licor de Bacurí, saborosíssimo!

 

6. Ambiente Tranquilo em Meio à Natureza

Como Bodoquena possui menos de 10 mil habitantes, mesmo seu centro é bastante tranquilo para curtir em casal. E por ainda não ser tão famosa, há menos aglomeração do que outras cidades próximas.

Uma boa pedida é curtir a noite em algum restaurante local para experimentar os diversos pratos típicos citados acima produzidos diretamente por quem mora lá e é especialista no assunto. Que tal?

Sem tanta multidão, o casal pode curtir com tranquilidade as férias e descansar bastante.

7. Clima Agradável o Ano Todo

O Mato Grosso do Sul não é conhecido como um destino de inverno. Afinal, pela imagem que a maioria das pessoas tem do estado, sempre associado ao Pantanal, é comum pensar como um local quente o ano inteiro. Mas a região pode trazer um friozinho durante as noites, principalmente no inverno – que tem o clima perfeito para casais.

Bodoquena é uma das melhores opções no Estado para curtir um ambiente aconchegante e romântico com friozinho de serra!

Com a combinação de fatores para uma viagem romântica, Bodoquena pode ser considerado o destino perfeito para viajar a dois no MS e um dos melhores do Brasil.

Os passeios oferecem muita natureza, privacidade, tranquilidade e um visual deslumbrante. A cidade é calma e agradável, além de ser próxima a outros lugares turísticos, com pousadas aconchegantes e charmosas e o clima propício para estar juntinho de quem gosta.

Agora que você descobriu por que todo casal deveria ficar em Bodoquena uma vez na vida, é só planejar a viagem e fazer as malas! Vem?

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções