Por João Paulo Ferreira | 23 agosto, 2024 - 14:19
O Bioparque Pantanal, conhecido por suas constantes inovações, apresenta agora uma nova atração para seus visitantes: um berçário de arraias de água doce, que passam a integrar o circuito de aquários do maior aquário de água doce do mundo. As novas moradoras são resultado do trabalho de conservação realizado pelo Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN).
Duas espécies, Potamotrygon falkneri e Potamotrygon amandae, compõem o novo espaço. As arraias pantaneiras, embora exclusivas de água doce, são parentes dos tubarões e possuem um esqueleto de cartilagem, o que lhes confere grande flexibilidade.
Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal, ressalta que o novo berçário reforça os pilares de educação ambiental e conservação do empreendimento. “Queremos promover a popularização da ciência, oferecendo aos visitantes não só um espaço de lazer, mas também mostrando todo o processo que envolve os cuidados com o bem-estar animal, a reprodução, a qualidade da água e de que forma podemos fazer parte da conservação dessas espécies”, explica Balestieri.
A equipe de manejo do Bioparque está focada em garantir que os filhotes de arraias cresçam em um ambiente saudável e seguro. Segundo o biólogo curador do Bioparque, Heriberto Gimenês Junior, o novo recinto conta com um sistema de filtragem especial para manter a água a uma temperatura constante de 27°C. Além disso, o espaço reproduz o ambiente natural das arraias, com areia e um tronco de árvore, onde os visitantes poderão observá-las camufladas, tal como nos rios da região. “Será uma experiência interessante”, destaca Gimenês Junior.
Essa iniciativa não só amplia as atrações do Bioparque, mas também reforça a importância da preservação das espécies e dos ecossistemas aquáticos, oferecendo ao público uma experiência educativa e envolvente.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções