Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Bonito é o 1º destino de ecoturismo do mundo com certificação em Carbono Neutro - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Turismo

Bonito é o 1º destino de ecoturismo do mundo com certificação em Carbono Neutro

Além da cidade, o atrativo Estância Mimosa também recebeu o reconhecimento pelas ações climáticas na atividade turística

Por Viviane Freitas | 8 agosto, 2023 - 10:30

Passeios e atrativos de Bonito estarão em pleno funcionamento/ Divulgação

Com suas águas cristalinas, cachoeiras deslumbrantes e uma rica fauna e flora, Bonito (MS) é reconhecida mundialmente por suas belezas naturais. Recentemente, a cidade conquistou uma certificação internacional que a destaca como o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro. Essa certificação oferece a oportunidade para o destino promover ações que incentivem a inovação em produtos e serviços sob uma perspectiva climática.

Ser um local carbono neutro significa que todo o carbono emitido pelas atividades é absorvido pelo sistema considerado. Essa certificação foi concedida bem antes de 2050, o prazo estipulado no Acordo de Paris para que as emissões líquidas sejam neutralizadas.

Para o Ministério do Turismo, essas ações são essenciais para controlar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de fomentar incentivos para atrair investimentos que busquem impactos positivos no clima e na biodiversidade.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirma que essa certificação reforça o compromisso do setor com a sustentabilidade. Ele ressalta que os esforços de Bonito são inspiradores, protegendo os recursos naturais para as futuras gerações e impulsionando um turismo mais ético e comprometido com o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

A Estância Mimosa, um atrativo em Bonito, também recebeu certificação, tornando-se o primeiro empreendimento turístico do mundo a ser certificado como Climate Positive, concedido pela Organização Internacional Green Initiative. Essa conquista demonstra o comprometimento com a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade no local.

Além de neutralizar as emissões de carbono, a Estância Mimosa contribuiu para aumentar o saldo de compensação do gás do efeito estufa. O empreendimento também se comprometeu em preservar as áreas de floresta na região.

O projeto quantificou todas as fontes de emissões de gases de efeito estufa do atrativo para o ano de 2022, abrangendo categorias como emissões diretas e indiretas causadas por energia, transporte e produtos utilizados.

A Estância Mimosa emitiu 277,76 toneladas de CO-2 em 2022, enquanto capturou 460,36 toneladas de CO-2, superando as emissões totais. A diretora de sustentabilidade, Luiza Coelho, enfatizou o compromisso contínuo do atrativo em promover práticas sustentáveis e inspirar outras empresas do setor. Ela declarou que a certificação é um marco extraordinário e um incentivo para continuar nessa jornada rumo ao ecoturismo sustentável

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções