Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Das preciosidades de MS, Bodoquena é um espetáculo à parte - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Turismo

Das preciosidades de MS, Bodoquena é um espetáculo à parte

Juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, a cidade forma um importante cinturão turístico, com mais de 30 atrações diferentes.

Por Viviane Freitas | 19 agosto, 2021 - 10:49


Bodoquena fica na região serrana do Mato Grosso do Sul. Por conta disso, ela também é conhecida como Cidade Serrana. Isso porque ela está situada na região da serra com o mesmo nome. Além disso, o nome da cidade em tupi-guarani, significa “nascente em cima da serra”.  Das preciosidades do Estado, com certeza Bodoquena é um espetáculo à parte e juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, a cidade forma um importante cinturão turístico, com mais de 30 atrações diferentes.

Mas vamos lá, será que você conhece a história do surgimento do município? Bom, a existência da imensa, compacta e centenária floresta, na região da Serra do Bodoquena, município de Miranda, levou o governador do Estado, Arnaldo Estevão de Figueiredo, a implantar na região em 1950, uma colônia agrícola, pois as terras eram de patrimônio do Estado.

A partir de então colonos de diversos lugares do país e de países vizinhos como o paraguai vieram para a região atraídos pela boa qualidade do solo propício para a agropecuária. Os primeiros colonos instalados foram Chico Mineiro e Alfredo Pedro de Araújo.

No início a ligação entre Miranda e a colônia era chamado de Trilha dos Caminheiros da Fé, que totalizava 55 km e recebeu este nome por causa dos vários obstáculos (pântanos, morros, matas e igarapés) e que durante as cheias do Rio Miranda deixava a colônia praticamente isolada.

Com o desenvolvimento da colônia a partir de 1960, formou-se a Vila da Amizade, que já possuía um estabelecimento comercial. Em 14 de dezembro de 1963, através da Lei nº 2.079, passou a distrito com o nome de Patrimônio de Campão.

O surgimento de Bodoquena

Em 1977 passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O distrito passa a ser município através da Lei nº 87 de 13 de maio de 1980, a partir daí com o nome de Bodoquena, sendo desmembrado do município de Miranda.

Nessa data, o povo do então Distrito do Campão foi surpreendido pelo governador da época, Marcelo Miranda Soares, que publicou a criação do município de Bodoquena, palavra que, em tupi-guarani, significa ‘nascente em cima da serra’.

Após a criação de Bodoquena, restava somente a instalação institucional, que só aconteceu no no ano seguinte, já no governo do Dr. Pedro Pedrossian. Então, Comemora-se seu aniversário dia 13 de maio.

Você já sabe que região serrana do Mato Grosso do Sul é incrível. Pois, suas paisagens são dignas de uma capa de caderno. Por isso, para você se apaixonar ainda mais e ter certeza que a cidade será seu próximo destino de férias, confira algumas fotos de quem já visitou Bodoquena:

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções