Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação MS cria a melhor plataforma de inteligência turística do País - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Turismo

MS cria a melhor plataforma de inteligência turística do País

Dados poderão prever o cenário econômico do setor no Brasil

Por Viviane Freitas | 4 julho, 2022 - 11:40

Plataforma de inteligência turística de Mato Grosso do Sul será uma das melhores do Brasil, de acordo com o  diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling. Ele assinou uma parceria com o presidente do Sistema Comércio MS (Fecomércio-Sesc-Senac-IPF), Edison Araújo, para o desenvolvimento e implementação da tecnologia com base em “Big Data”.

“Essa ferramenta vai ser fundamental para avançarmos muito na produção e gestão de dados e informações no setor turístico. Isso vai aumentar ainda mais a capacidade de antecipar cenários, já que vamos conseguir antever a busca dos turistas pelos nossos destinos e destinos concorrentes. Isso vai ajudar a traçarmos melhores estratégias de promoção e de captação desses turistas”, ressalta Wendling.

A plataforma irá monitorar toda a complexidade da atividade turística do Estado a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários, bem como todo o processo da viagem (seleção do destino e compra, realização da viagem e pós viagem) e compartilhamento, informações de perfil e comportamento do turista.

“Teremos também uma radiografia mais fiel dos gastos que vão ocorrer no nosso território, vamos ter possibilidades de cruzamento de dados e informações, já que será um sistema bem avançado e que vai nos propiciar muita inteligência de mercado”, complementa. Os trabalhos serão iniciados imediatamente, têm validade de 2 anos e será executado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio (IPF).

Implantação da plataforma também será importante para o Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (ObservaturMS), implementado em 2017 pela FundturMS, que além de analisar dados passados, passará a trabalhar com cenários futuros, prevendo problemas e incentivando negócios.

Por meio das análises de Big Data (grandes volumes de dados coletados de forma on-line), mediante técnicas de inteligência turística, possibilita-se identificar e medir dinâmicas turísticas concretas, que subsidiam as tomadas de decisão dos gestores públicos e privados.

(Com informações de Governo do Estado)

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções