Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Sem perrengue: trilhas no MS ideais para quem não tem experiência - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Turismo

Sem perrengue: trilhas no MS ideais para quem não tem experiência

Em Mato Grosso do Sul, há inúmeras rotas terrestres para quem busca fugir dos problemas do dia-a-dia e se conectar com as belezas naturais

Por Viviane Freitas | 29 abril, 2022 - 14:39

Relaxamento, diversão e aventura. Esses são os sentimentos buscados pelos amantes da natureza especializados em trilhas. Aqui em Mato Grosso do Sul, há inúmeras rotas terrestres para quem busca fugir dos problemas do dia-a-dia e se conectar com as belezas naturais.

As paisagens mais apreciadas nos passeios sul-matrogrossense são rios, serras e cachoeiras, que podem ser visitados de várias maneiras, como, por exemplo, a pé, de bicicleta ou no estilo off road, onde os carros e as estradas de terra e se encontram nas aventuras das trilhas. Os municípios a serem buscados no Estado quando a questão é esse tipo de rota são, fora a Capital, Sidrolândia, Rio Negro, São Gabriel do Oeste e o distrito de Piraputanga, em Aquidauana.

As possibilidades são muitas, desde somente caminhar e tomar um banho de rio, indicado para os iniciantes em trilhas, além de atividades mais radicais como rapel, escalada, ciclismo de montanha e outras do turismo de aventura, para quem gosta de um ‘friozinho’ a mais na barriga. Sítios arqueológicos e belezas história e culturais também podem entrar no planejamento: em MS, muitos caminhos do ecoturismo se deparam com essas características de tirar o fôlego.

Para os calorentos, cursos de água e cachoeiras existentes na maioria das rotas do Estado serão os maiores aliados. Refrescar-se no meio do passeio auxilia, também, aqueles que não possuem condicionamento físico para longas caminhadas. Confira abaixo opções de trilhas no Estado:

Trilha da Conquista (Sidrolândia) Dificuldade: Fácil. Apontado como um dos destaques do estado com uma trilha bastante elogiada pelos turistas. Distante 40 km de Campo Grande, o trajeto é de 4,5 km em meio à mata nativa onde existem duas nascentes. O passeio passa por uma cachoeira de dois metros e termina com duas corredeiras.

Trilha do Los Pagos (São Gabriel do Oeste) Dificuldade: Fácil. Com uma cachoeira de 70 metros em propriedade particular, tem fácil acesso e é um dos pontos turísticos mais visitados do município.

Trilha da Usina Abandonada (Campo Grande) Dificuldade: Média. São cerca de cinco quilômetros de extensão e quatro cachoeiras que podem ser feitas a pé. Além do contato com a natureza, os participantes terão conhecimento da história da primeirausina hidrelétrica da Capital. A trilha inclui escalada e travessia do Córrego Ceroula.

Inferninho (Campo Grande) Dificuldade: Média. Apesar de o acesso à cachoeira não um dos mais fáceis, a beleza do curso natural com cerca de 30 metros de altura utilizada para a prática de rapel vale a pena. São 20 minutos de caminhada entre a mata para alcançá-la. Aberto à visitação, mas sem infraestrutura.

Trilha do Córrego Rico (Rio Negro) Dificuldade: Média. Com caminhada sobre pedras, é necessário equilíbrio. Também exige conhecimento prévio do local devido ao risco de enchente repentina. Mas tomados os devidos cuidados, recompensa os visitantes com duas cachoeiras sobrepostas e um pequeno cânion de um quilômetro.

Trilha dos Mirantes (Piraputanga) Dificuldade: Média. Situada em uma propriedade rural chamada Chácara dos Mirantes, possui sítio arqueológico e trilha com acesso a quatro mirantes, além de outras trilhas secundárias.

 

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções