Por Viviane Freitas | 28 setembro, 2022 - 14:51
Zigurats, situada no município de Corguinho (MS), integra as “100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis” do ano de 2022. O concurso, realizado pela Green Destinations, premia anualmente histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo a nível mundial.
A lista das 100 melhores histórias foi divulgada em Atenas – Grécia, no primeiro dia da Conferência Anual Green Destinations 2022, que aconteceu nesta terça-feira, 27 setembro, e teve transmissão ao vivo pelo youtube. As histórias selecionadas, além de receberem visibilidade global, são elegíveis para indicação ao Green Destinations Stories Awards, co-organizado pela GLP Films e divulgado na ITB Berlin, principal feira de turismo do mundo.
Esta foi a 8ª edição do concurso global. Sendo uma organização sem fins lucrativos, a Green Destinations foi criada para apoiar destinos sustentáveis, seus negócios e suas comunidades. Outros destinos brasileiros também integram a lista das 100 melhores histórias, dentre elas a cidade de Pedro Gomes, também do Mato Grosso do Sul.
Participante do DEL Turismo – programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local – o município de Corguinho apresentou como case de sucesso local o Complexo Turístico de Zigurats, que recebeu a visita e consultoria da equipe técnica do programa.
O responsável pela organização e integração de Corguinho no programa foi José Correia, agente de Articulação do Del Turismo no município. “Com a nova gestão municipal, tivemos a abertura para alavancar o setor turístico na nossa região. Por meio do DEL turismo, melhoramos muitas coisas e os técnicos nos incentivaram a participar do concurso. É a primeira vez que o município integra o programa e no mesmo ano ganha o concurso da Green Destinations, isso é um feito histórico!”, disse.
“Passamos por uma série de avaliações e no final eu precisava escrever uma carta apresentando alguma história do município, então escolhi Zigurats. Somos um dos municípios mais visitados do MS, quem vê o tamanho de Corguinho diz ‘como isso é possível?’ Isso é um trabalho forte e competente do grupo Dakila que transformou o turismo da nossa cidade. Se hoje chegamos até este concurso é porque Dakila foi parceira em todos os momentos e a história desse complexo turístico precisa ser conhecida mundialmente”, complementou o profissional.
Para a prefeita de Corguinho, Marcela Lopes, o sentimento é de gratidão. “Essa grande conquista só foi possível graças a parceria com a Del Turismo e também com a nossa população, principalmente com Dakila. Certa vez o Urandir [presidente de Dakila] me disse que seu objetivo era transformar Corguinho em uma referência mundial. Pela história de vocês, hoje, estamos tendo esse reconhecimento”.
Zigurats, atualmente, faz parte da rota turística Caminho dos Ipês e é um dos principais atrativos de todo o roteiro que traz além de um turismo de aventura, a busca por conhecimento. “O complexo turístico Zigurats é o segundo lugar do estado de Mato Grosso do Sul mais visitado, e conhecer as instalações engloba o observatório astronômico, o centro de pesquisas, as construções diferenciadas, as trilhas com descobertas arqueológicas, as maquetes científicas, os monumentos criados pelos frequentadores de Dakila, mas além disso, engloba conhecer a nossa história. São mais de 30 anos construindo o maior legado para a humanidade, sendo um ambiente tecnológico e sustentável. O José Correia conseguiu expressar tudo isso na carta de apresentação que escreveu para enviar. Nosso agradecimento por essa união e parceria com a repartição pública na construção do turismo de Corguinho”, ressaltou Gustavo Guerra, gerente administrativo de Dakila.
12 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções