Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Parques e praças com portões reabrirão na próxima segunda-feira em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Parques e praças com portões reabrirão na próxima segunda-feira em Campo Grande

Há 179 dias fechados, reabertura será com 50% da lotação e equipamentos para higienização nas saídas e locais estratégicos

Por Redação | 10 setembro, 2020 - 8:47

Depois de 179 dias fechados, os parques de Campo Grande reabrirão na segunda-feira (14). A prefeitura se reuniu na tarde da última quarta-feira (9) para debater o tema.

A gestão municipal publica o decreto no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), nesta quinta-feira. No mesmo dia, a Fundação Municipal do Esporte (Funesp) começa a capacitação de servidores da área.

Segundo o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, boa parte das diretrizes já está fechada. “Os últimos detalhes podem ser desenvolvidos durante o período de capacitação e não farão parte do decreto”, revelou.

Segundo o jornal Correio do Estado conseguiu adiantar algumas normas que farão parte da estratégia de retomada das atividades. Entre o que foi alinhado na reunião, ficou decidido que os locais poderão receber apenas 50% da lotação máxima. Também serão posicionados equipamentos para higienização com álcool 70% nas saídas e em locais estratégicos.

Materiais educacionais serão afixados nos parques e servidores trabalharão usando equipamentos de proteção individuais (EPIs). Além disso, eles orientarão sobre os cuidados durante a prática de execício físico, o uso de máscara e para que os usuários evitem aglomeração.

Também será aferida a temperatura dos visitantes na entrada, e pessoas em estado febril, acima de 37,8º graus, não poderão entrar nos parques. Outra medida sanitária é a intensificação da limpeza nos equipamentos de esporte e lazer.

Haverá restrição no uso de quadras poliesportivas, academia ao ar livre, campo de futebol, caixa de areia, parque infantil, banheiros e pontos de hidratação. Esses deverão ser isolados, aponta a normativa. Com o tempo seco na cidade, a recomendação é de que as pessoas levem garrafas de água.

De acordo com a assessoria da Funesp, todos os parques administrados serão abertos, com exceção do Guanandizão, que está em reforma, e o Parque Ayrton Senna, que abriga o Polo de Combate à Covid-19 na Capital.

Terra afirma que as medidas não têm uma data de validade e o trabalho deve ser contínuo. “Vamos avaliar semanalmente. Se os indicadores de saúde piorarem, a abertura será revista”.

RETOMADA

Com o anúncio do boletim epidemiológico de que MS caminha para estabilização dos casos de Covid-19, a tendência neste mês de setembro é de flexibilização das medidas restritivas. Já o governo do Estado tem mais cautela. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) afirma em nota que o Parque das Nações Indígenas entrou na fase final das obras de revitalização e quando e como será a reabertura está em avalização. O mesmo é dito para Unidades de Conservação Estaduais.

Aos poucos, os serviços na Capital são retomados pela prefeitura. Nos últimos dias, a gestão já entrou em acordo com as escolas particulares para a retomada das aulas na Educação Infantil.

Algumas restrições foram impostas, mas a data parcial deve ser o dia 21 deste mês, com 30% da capacidade e apenas para crianças de 0 a 5 anos.

Outra medida tomada pela administração municipal foi a liberação das partidas de futebol recreativas em Campo Grande. As populares peladas estão liberadas também com a impossibilidade de cobrar arremesso lateral com as mãos e mantendo distanciamento de um metro.

Com informações do site Correio do Estado

Mais Notícias
Saúde

Prazo para primeira dose da vacina contra dengue se encerra nesta terça em Dourados

29 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos morre em acidente entre duas motocicletas no Centro da Capital

29 abril, 2024

Saúde

Novo Centro de Saúde em Campo Grande amplia atendimentos para mulheres e crianças

29 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções