Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Santa Casa de Campo Grande restringe pronto-socoro por lotação de 130% - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Santa Casa de Campo Grande restringe pronto-socoro por lotação de 130%

Isso significa que o hospital vai deixar de receber pacientes se encaminham diretamente ao hospital

Por Redação | 5 janeiro, 2021 - 14:09

A diretoria da Santa Casa de Campo Grande, na manhã desta terça-feira (5), restringir os atendimentos no Pronto-socorro apenas para os pacientes devidamente regulados e com a referência exclusiva para o hospital. A medida é temporária por 24h, como forma de poder minimizar o risco de desassistência aos pacientes internados, após este período a situação será revalidada.

Na prática, isso significa que o hospital vai deixar de receber a chamada demanda espontânea, quando o paciente se encaminha diretamente ao local.

De 30 de dezembro até hoje, a média é de 103 pacientes/dia, vindos da regulação, bombeiros, Samu e demanda espontânea. Neste período, das 389 solicitações de transferência, 192 foram “vaga zero”, por conta da gravidade.

Os 30% acima da capacidade estavam/estão aguardando vagas na UTI Geral adulto.

Por conta da lotação, serão priorizados os pacientes gravemente queimados, politraumatizados, com risco neurológico e cardiovasculares com necessidade de cirurgia.

O hospital informa ainda, que todos os órgãos competentes já foram comunicados da decisão. As secretarias de saúde do Estado e do Município, Ministério Públicos e conselhos fiscalizadores estão todos cientes.

ACOMPANHE OS NÚMEROS INFORMADOS PELA SANTA CASA:

PRONTO-SOCORRO: 10 pacientes necessitaram de ventilação mecânica manual (ambú).

REGULAÇÃO:  recebemos 389 solicitações de transferência de pacientes e destes, 192 foram enviados como vaga zero, ou seja, o equivalente a 49% das solicitações.

INTERNAÇÕES: Média de 103 pacientes/dia. (além dos pacientes da regulação, recebemos pacientes trazidos por SAMU e Bombeiros + demanda espontânea)

TAXA DE OCUPAÇÃO – UTI GERAL ADULTO: Até 130%, sendo que os 30% além da capacidade aguardavam ou ainda aguardam vaga no CTI internados no Centro cirúrgico ou no PS.

PRONTO-SOCORRO DIA 5/1/2021 – manhã

8 pacientes em respiração espontânea;

6 pacientes em ventilação mecânica;

1 paciente em ventilação manual (ambú) desde às 5h30.

 CENTRO CIRÚRGICO DIA 5/1/2021 – manhã

Das 16 salas cirúrgicas, 6 delas estão interditadas com pacientes graves sedados e intubados, aguardando a disponibilidade de leito de terapia intensiva. Essa ocupação influencia diretamente no fluxo normal de procedimento cirúrgico no setor.

 CENTRO OBSTÉTRICO DIA 5/1/2021 – manhã

Das três salas cirúrgicas, duas delas estão ocupadas com pacientes recém-nascidos que aguardam leito de UTI Neonatal, um desses pacientes está há uma semana na espera.

*** SOBRE OS LEITOS DE UTI COVID, das 30 vagas destinadas, 27 estão ocupadas nesta manhã de 5/1/2021

 

 

Mais Notícias
Dourados

Prefeitura de Dourados lança campanha de ajuda para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

6 maio, 2024

Saúde

Capital aplica mais de 3,6 mil doses da vacina contra a gripe

6 maio, 2024

Segurança

Equipes de MS resgatam mais de 900 pessoas e 200 animais no RS

6 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções