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Na primeira semana de volta as aulas, seis casos de estupro são relatados em Campo Grande

Violência sexual contra crianças foi identificada durante o retorno das atividades nas escolas municipais

Por Viviane Freitas | 31 julho, 2021 - 12:31

Um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, a educação terá pela frente um desafio ainda maior do que a recuperação de aprendizagem: o reparo socioemocional dos estudantes.

Após uma semana da retomada das aulas presenciais escalonadas na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, seis casos de abuso sexual já foram identificados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Para a superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Izabel de Oliveira, os seis casos de abuso sexual descobertos apenas nesta semana são extremamente alarmantes, mas infelizmente já esperados pela secretaria.

“Achei um número muito grande, já nos foram informados seis casos de estupro. Nós já prevíamos que os relatos de agressões apareceriam nas escolas, por [causa de] todo o tempo em que as crianças ficaram isoladas em casa. Agora que eles voltaram para o ambiente escolar, começaram a manifestar a agressão”, disse Alelis.

Conforme a superintendente, após os casos serem notificados, a Semed já realizou o encaminhamento para a equipe de psicólogos, composta por 14 profissionais.  O número, no entanto, não parece ser suficiente em um universo de 109 mil alunos e 13 mil servidores.

A realidade aponta que um psicólogo é responsável, em média, por ajudar na restauração dos problemas emocionais de 8,7 mil pessoas. Oliveira salientou que o acompanhamento psicológico tem sido ofertado a professores e alunos da Reme desde o início da pandemia.

“Nós trabalhamos todo o ano passado nessas questões socioemocionais, ajudando as pessoas que estavam bastante vulneráveis, e agora, neste retorno, aqueles que não estavam nos procurando antes estão vindo em busca de ajuda”, frisou a superintendente.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, além das orientações de biossegurança para a prevenção de contágio por coronavírus, o retorno ao ambiente escolar foi pautado para dar uma maior atenção à saúde mental dos estudantes.

“Essa semana foi um período de readaptação, os professores estão trabalhando a questão socioemocional com os alunos e também realizando algumas avaliações diagnósticas”, relatou a secretária.
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