Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo aprova lei que proíbe sacrifício de animais por zoonoses - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

Governo aprova lei que proíbe sacrifício de animais por zoonoses

O descumprimento gera penalidades como detenção de três meses a um ano e multa

Por Viviane Freitas | 21 outubro, 2021 - 13:30

Foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (21), a Lei nº 14.228/2021 que proíbe o sacrifício de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos oficiais similares.

A proposta foi aprovada ontem, quarta-feira (20) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e entra em vigor em 120 dias após a publicação nesta quinta (21).

A nova medida busca proteger os animais que são retirados da rua pelas entidades, promovendo a adoção, e estimula o resgate pela entidade de proteção dos animais.

O descumprimento gera penalidades como detenção de três meses a um ano e multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Em caso de morte do animal, a pena pode aumentar de um sexto a um terço.

Apenas aminais com males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis com riscos a saúde humana e de outros animais, passarão por eutanásia, mas é obrigatória a justificativa da ação, por meio de laudo do responsável técnico do estabelecimento.

Com informações do Mapa. 

Mais Notícias
Economia

Pequenos negócios prevalecem em Mato Grosso do Sul com participação de 93,4% no mercado

4 maio, 2024

Polícia

Dois adolescentes de 13 anos são mortos a tiros por engano no Jardim das Hortênsias

4 maio, 2024

Capital

Festa do Queijo de Rochedinho é adiada para junho

4 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções