Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Animais do Pantanal: Bugio - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Animais do Pantanal: Bugio

Saiba tudo sobre o macaco que é famoso por seus gritos e que habitam todo o MS

Por João Paulo Ferreira | 17 fevereiro, 2020 - 15:38

O Sul Mato Grossense traz mais um animal do Pantanal para você que, assim como nós, é apaixonado pela nossa fauna.

O bugio-preto está entre as maiores espécies de primatas do Novo Mundo. Habitam florestas tropicais e savanas da região central do Brasil. Machos e fêmeas apresentam diferenças muito perceptíveis, como o tamanho e a coloração do pelo.

Distribuição

O macaco ocorre no nordeste da Argentina, leste do Paraguai e Bolívia e na região sudoeste, sul e central do Brasil, nos biomas Cerrado, Pantanal e Pampas gaúcho.

Características

Os bugios-pretos são animais que apresentam um dimorfismo sexual muito aparente. Enquanto os machos são pretos, as fêmeas e os jovens apresentam coloração bege/ castanho. Machos podem pesar por volta de 7 kg, enquanto as fêmeas chegam a 4,5 kg. Possuem caudas preênseis fortes, com parte sem pelos para prender melhor nos galhos, pendurando-se muitas vezes apenas pelo rabo. Estão entre os maiores primatas do Novo Mundo, medindo cerca de 30 a 75 cm de altura e a cauda tem de 40 a 80 cm.

Comportamento

Os bugios são conhecidos pelas suas fortes vocalizações, que podem ser ouvidas principalmente de manhã a até 5 km de distância e, ao que tudo indica, são usadas na demonstração de territórios entre grupos. Vivem em grupos de três a oito indivíduos, com grupos podendo chegar, eventualmente, a 19 indivíduos. Cada grupo tem um macho dominante, algumas fêmeas e jovens. São poligâmicos, com machos e fêmeas acasalando com mais de um indivíduo do mesmo grupo ou de outros grupos. A poligamia de fêmeas poderia ser para aumentar a taxa de fecundidade ou para confundir a paternidade de machos agressivos. São sobretudo arborícolas, descendo pouco ao chão, apenas para beber água ou se deslocar entre fragmentos de mata. Os seus territórios são pequenos, normalmente de 5 a 45 hectares.

Alimentação

Bugios são animais com uma dieta, predominantemente, composta por folhas, podendo consumir também brotos, flores e frutos. Essa flexibilidade na dieta ajuda a espécie a resistir a mudanças no ambiente. Essa dieta folívora tem baixo teor de energia, fazendo deles uma espécie de primata menos ativa.

Reprodução

A gestação leva de 180 a 220 dias e não há muita sazonalidade, nascendo apenas um filhote, que é carregado nas costas pela mãe durante os primeiros meses de vida.

Conservação

Considerada como “pouco preocupante” pela IUCN, porém “quase ameaçada” de acordo com a lista nacional do ICMBio. A principal ameaça para a espécie é a perda de habitat.

Com informações do site Onçafari

 

Mais Notícias
Saúde

Prazo para primeira dose da vacina contra dengue se encerra nesta terça em Dourados

29 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos morre em acidente entre duas motocicletas no Centro da Capital

29 abril, 2024

Saúde

Novo Centro de Saúde em Campo Grande amplia atendimentos para mulheres e crianças

29 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções