Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Ficar em casa pode ser uma boa oportunidade para fortalecer a harmonia em família - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Ficar em casa pode ser uma boa oportunidade para fortalecer a harmonia em família

Passar mais tempo juntos ensina a estreitar laços e ver o melhor lado de cada um

Por João Paulo Ferreira | 20 abril, 2020 - 11:36

Com a pandemia da Covid-19, a rotina de muitas famílias mudou muito. Aqueles que saiam cedo e voltavam para casa apenas na hora do jantar, agora estão presentes em todas as refeições, ou pelo menos em boa parte delas. A nova realidade de muitas casas pode gerar receio de futuros desentendimentos dentro do lar, mas a boa notícia é que existem diversas formas de fazer o momento ser mais leve e tranquilo para todos.

Devido aos diversos compromissos sociais e profissionais, estava cada vez mais escassa a convivência de todos no lar por um tempo significativo. Agora, é possível desfrutar da companhia dos familiares e os benefícios são diversos, como a diminuição do estresse por distração dos problemas, liberação do hormônio da felicidade, bem-estar, além de auxiliar no desenvolvimento das crianças.

A psicóloga Thayla Sandim reforça que é preciso manter a organização entre os membros da família. “É necessário que cada um tenha um tempo reservado para si e para a família, com horários definidos para as atividades profissionais, refeições e exercícios”, comenta.

Sabe aquele álbum de fotos antigos, que ninguém mais lembra? É um bom momento para rever as fotos juntos e contar histórias de momentos engraçados de quando foram tiradas.

Outra dica legal é assistir filmes ou séries. Além de proporcionar uma distração para todos, será um momento em que todos ficarão unidos e depois podem comentar a respeito. É também um momento para descobrir qual a receita de cada um para fazer pipoca.

Reservar um tempo para as refeições em família é significativo para fortalecer os laços. O momento também é de exercitar o trabalho em grupo e incluir as crianças, com atividade de acordo com a idade delas. Um membro cozinha, outro arruma mesa, lava a louça e assim por diante.

“A convivência em excesso com os familiares pode gerar conflitos. É preciso ter mais calma e tolerância em relação as diferenças. Cada pessoa tem uma personalidade e um jeito particular de viver a vida”, explica a psicóloga.

O importante é que todos os membros da família respeitem o espaço do outro, sabendo separar o momento de diversão e o de trabalho. Desta forma é possível desfrutar do melhor que a convivência pode oferecer.

Mais Notícias
Mundo

Aberto canais de doação para o RS; Veja como doar para as vítimas

5 maio, 2024

Esportes

Costa Rica enfrenta desafio em casa contra Inter de Limeira pela Série D

5 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 2 toneladas de maconha escondidas em carga de eucalipto em Sidrolândia

5 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções