Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo decreta situação de emergência por 180 dias no Mato Grosso do Sul - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Governo decreta situação de emergência por 180 dias no Mato Grosso do Sul

Queimadas já destruíram mais de 1 milhão de hectares no estado

Por João Paulo Ferreira | 11 setembro, 2019 - 16:39

O governo de Mato Grosso do Sul decretou nesta quarta-feira (11), por 180 dias, situação de emergência em razão do grande número de queimadas no estado, principalmente na região do Pantanal. O texto deve ser publicado na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial.

Foco de incêndio em Corumbá (Foto: Prevfogo)

Apenas na última segunda-feira (9), Mato Grosso do Sul já havia registrado 397 focos de incêndio, sendo 144 deles em Corumbá, segundo o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

Com o decreto o governo do estado pode comprar produtos e contratar serviços para o combate às queimadas sem licitação, além de se habilitar para receber auxílio do governo federal em termos de recursos, máquinas e equipamentos, até mesmo das organizações militares.

O governo decidiu decretar emergência após uma reunião realizada na última terça-feira (10), entre sua equipe técnica e a do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Os técnicos avaliaram a gravidade do problema por conta da estiagem prolongada e da expectativa de falta de chuva para os próximos 15 dias.

Região de Aquidauana também sofre com queimadas (Foto: Corpo de Bombeiros)

A maior parte da região do Pantanal sul-mato-grossense sofre com a falta de chuva há mais de 45 dias, e as chamas já ameaçam hotéis fazenda da região. Na última segunda-feira (9), as chamas chegaram a 4 metros de altura, derreteram cabos de fibra de telefonia e deixaram Corumbá incomunicável por quatro horas.

Nesta quarta-feira (11), o governo divulgou relatório da Sala de Situação Integrada, da Cedec-MS (Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul), e aponta que mais de 1 milhão de hectares de vegetação foi destruído por queimados, entre 1º de agosto a 9 de setembro deste ano. Os focos de calor continuam intensos, devido à prolongada estiagem, com maior concentração no Pantanal e na Serra da Bodoquena.

O relatório ressalta ainda que não há previsão de chuva nos próximos 15 dias, ressaltando a situação de emergência em algumas regiões.

Mais Notícias
Economia

Pequenos negócios prevalecem em Mato Grosso do Sul com participação de 93,4% no mercado

4 maio, 2024

Polícia

Dois adolescentes de 13 anos são mortos a tiros por engano no Jardim das Hortênsias

4 maio, 2024

Capital

Festa do Queijo de Rochedinho é adiada para junho

4 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções