Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Colégio Eleitoral da UFMS define calendário e regras para eleição do novo reitor - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Educação

Colégio Eleitoral da UFMS define calendário e regras para eleição do novo reitor

A expectativa é que o novo reitor seja nomeado pelo presidente da República até 25 de outubro

Por Viviane Freitas | 28 março, 2024 - 10:58

Foto: Reprodução Redes Sociais

O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), presidido pelo reitor Marcelo Turine, realizou uma reunião nesta quarta-feira (27) para definir os detalhes do processo de escolha do novo reitor e vice-reitor da instituição.

Durante o encontro, foi estabelecido que as inscrições das chapas interessadas em concorrer ao cargo serão recebidas nos dias 4 e 5 de abril, das 8h às 11h e das 13h às 17h, com a entrega da documentação necessária. A divulgação das chapas inscritas está prevista para o dia 8 de abril.

Além disso, o Colégio Eleitoral revisou as normas do processo de consulta à comunidade universitária, organização da lista tríplice e formação das comissões Executiva Central e de Ética. A primeira reunião da Comissão Executiva Central está agendada para o dia 28 de março, às 8h.

Podem participar do processo de consulta para os cargos de reitor e vice-reitor os professores titulares e associados da UFMS, além de doutores. Os candidatos devem apresentar o Currículo Lattes, o Plano de Trabalho da Chapa, declaração da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e cópias dos documentos pessoais.

A consulta à comunidade universitária será realizada no dia 10 de maio, das 8h às 21h, por meio do sistema e-Votação UFMS. Para facilitar a participação dos membros da comunidade sem acesso à internet, as unidades disponibilizarão espaços de votação, como laboratórios de informática.

O processo de eleição consiste inicialmente em uma consulta à comunidade, seguida pela organização de duas listas tríplices, uma para o cargo de reitor e outra para vice-reitor. A lista para reitor será enviada ao Ministério da Educação para nomeação pela Presidência da República.

Todo o processo eleitoral segue as legislações federais e internas da UFMS, com o peso de 70% para o corpo docente, 15% para técnicos e 15% para discentes na votação da consulta à comunidade.

A expectativa é que o novo reitor seja nomeado pelo presidente da República até 25 de outubro, uma vez que o mandato do atual reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo se encerra no dia 26.

Mais Notícias
Saúde

Hospitais universitários de MS enviam insumos a hospitais do RS

10 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 325 mil maços de cigarros contrabandeados em Campo Grande

10 maio, 2024

Saúde

Profissionais da saúde de MS se unem em missão humanitária no Rio Grande do Sul

10 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções