Por João Paulo Ferreira | 23 maio, 2024 - 16:56
Na manhã desta quinta-feira (23), o bairro Menino Deus, em Porto Alegre, voltou a registrar alagamentos significativos. As ruas Botafogo, José de Alencar e Praia de Belas foram severamente afetadas, e a situação se repetiu em outros bairros da cidade ao longo da tarde.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), uma das estações de bombeamento do bairro está operando com capacidade reduzida, contribuindo para os alagamentos. A cidade vem enfrentando chuvas intensas desde a madrugada, o que elevou o nível do Lago Guaíba.
No início do mês, áreas do Menino Deus foram evacuadas devido a alagamentos. Na quarta-feira (22), pontos das ruas Coronel André Belo, Barão do Gravataí, 17 de Junho e Avenida Praia de Belas também sofreram com o problema.
A causa do alagamento nessas ruas foi atribuída ao desligamento temporário da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16, localizada na Rótula das Cuias. Este desligamento afetou os bairros Menino Deus e Cidade Baixa em 6 de maio.
Em uma rede social, o Dmae informou que estava tentando colocar um motor adicional em operação na estação, por meio da rede elétrica, para melhorar o escoamento da água para o Guaíba. O órgão afirmou que a estação já está novamente em funcionamento.
Na Avenida Praia de Belas, o alagamento foi causado pelo acúmulo de água no Arroio Dilúvio, que transbordou, fazendo a água retornar às ruas através dos bueiros.
A situação em Porto Alegre permanece crítica, e a população é orientada a evitar as áreas alagadas até que o escoamento seja normalizado. As autoridades seguem monitorando o nível das águas e tomando medidas para mitigar os danos.
CONFIRA O VÍDEO:
26 novembro, 2024
26 novembro, 2024
26 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções