Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Adriane Lopes propõe investimentos em espaços culturais e incentivo à economia criativa - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Adriane Lopes propõe investimentos em espaços culturais e incentivo à economia criativa

Prefeita de Campo Grande destaca ações para fortalecer artesanato e cultura local

Por João Paulo Ferreira | 18 outubro, 2024 - 14:30

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), reuniu-se nesta segunda-feira (15) com profissionais do setor cultural para discutir propostas e ações destinadas a fortalecer a economia criativa na cidade pelos próximos quatro anos. Durante o encontro, Adriane, que é candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, apresentou os avanços realizados durante sua gestão e assinou duas cartas de compromisso para fomentar o setor.

Adriane destacou a importância da valorização cultural, citando uma viagem ao Chile, onde observou a integração de artesanatos locais em recepções oficiais e eventos, algo que pretende implantar de forma mais ampla em Campo Grande. “Quando fui discutir a Rota Bioceânica, logo que chegamos recebemos de presente artesanatos locais. A cultura é valorizada de uma forma que aqui também vai ser. Na recepção das autoridades também há atrações regionais e é o que a gente vai fazer, e já estamos avançando com a inauguração da Casa da Cultura”, afirmou a prefeita.

Entre as ações destacadas, estão a criação de espaços para a comercialização de artesanato local em eventos promovidos pela prefeitura, apoio a feiras existentes nos bairros e a implementação de oficinas permanentes para o setor. A prefeita também mencionou a conclusão das obras da Praça dos Imigrantes, popularmente conhecida como Praça do Artesão, e a continuidade das obras no Teatro Otávio Guizzo, que já têm 40% concluídas.

Além dessas ações, Adriane afirmou que o apoio a projetos culturais e a promoção de eventos artísticos são pilares de seu plano de governo. “Vamos fortalecer o fomento a partir da abertura de editais regulares e critérios transparentes, promover feiras culturais e gastronômicas em todas as regiões da cidade e fortalecer eventos que valorizem a cultura local e a economia criativa”, disse.

Outras iniciativas incluem a oferta de cursos de capacitação e atualização para artistas, produtores e gestores culturais por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), além de workshops e oficinas. A prefeita também mencionou a continuidade de grandes eventos culturais, como o Festival de Arte e Cultura de Campo Grande, que, segundo ela, serão ampliados e fortalecidos em sua próxima gestão.

A gestão de Adriane também promoveu a inauguração da Casa de Cultura e Turismo de Campo Grande no edifício histórico Mello e Cáceres, e a revitalização de espaços culturais como a Morada dos Baís e a requalificação do Armazém e da Plataforma Cultural. Com foco na promoção do trabalho de artesãos locais, a prefeita anunciou o projeto do “Museu Arte de Rua”, que será criado na área central, na Avenida Calógeras. “Esse projeto será um espaço para artistas locais e terá uma curadoria temática, contribuindo para a revitalização da área central de Campo Grande, que também passa pela Esplanada Ferroviária, local onde serão reverenciadas as culturas e países que colonizaram a Capital, entre as quais, a japonesa, a árabe e a paraguaia”, explicou.

Por fim, Adriane reafirmou seu compromisso com o setor de artesanato e economia criativa. “Nós temos mães, arrimos de família, pais que sustentam a sua casa através do artesanato e por isso tenho um compromisso com vocês, que é o de regulamentar as ações de forma que os próximos gestores da cidade não destruam aquilo que nós vamos construir juntos, com regulamentação e com certificação. Eu acredito na economia criativa e na reutilização de muitos produtos que podem ser transformados em artesanato, e nisso nós também queremos avançar”, concluiu.

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções