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Prefeitura moderniza atendimento em saúde com totem de autoatendimento inteligente

Tecnologia transforma a experiência dos pacientes na unidade de saúde de Campo Grande

Por João Paulo Ferreira | 5 novembro, 2024 - 9:00

A Prefeitura de Campo Grande implementou um novo totem de autoatendimento com inteligência artificial na Unidade de Saúde da Família (USF) 26 de Agosto, que está em fase de testes. A iniciativa busca modernizar a experiência dos pacientes, aumentando a eficiência dos serviços de saúde. O dispositivo permite identificação do usuário, escolha de serviços e integração ao Prontuário Eletrônico do Cidadão, promovendo maior praticidade e confiança no acesso aos atendimentos médicos.

Ao chegar à USF, o paciente confirma sua identidade no totem e pode acessar um menu para escolher o tipo de atendimento desejado, que inclui consultas, vacinas e retirada de medicamentos. Para otimizar a comunicação, um telão na recepção exibe as chamadas dos pacientes, substituindo o processo manual e acelerando o atendimento. O registro das etapas do atendimento é feito pelo profissional de saúde no sistema, garantindo um histórico seguro e completo.

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da tecnologia para melhorar o atendimento ao público: “Trazer tecnologia para o atendimento ao público significa, inclusive, facilitar a vida das pessoas. Com esse totem de autoatendimento, estamos tornando o processo mais rápido e seguro, sem complicação para quem precisa. É uma inovação que chega para melhorar o dia a dia dos nossos moradores, oferecendo mais praticidade e confiança no acesso aos serviços de saúde”.

O totem também permite o acesso ao prontuário do Ministério da Saúde, integrando-se ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Essa solução foi implementada pela Agência Municipal de Tecnologia (Agetec), em conformidade com a nova Lei de Licitações, que demanda a análise de soluções tecnológicas sem custos adicionais para o município.

Leandro Basmege, diretor-presidente da Agetec, comentou sobre a relevância dessa tecnologia: “A introdução deste totem inteligente marca um passo significativo na eficiência dos nossos serviços. Este modelo inovador foi projetado para enfrentar desafios específicos que identificamos, visando aprimorar o atendimento ao público. Com isso, esperamos elevar a qualidade e a fluidez dos serviços prestados, proporcionando uma experiência mais ágil e satisfatória para todos os usuários”.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, também ressaltou os benefícios da nova ferramenta: “A instalação deste totem mostra a facilidade de trazer mais celeridade no atendimento. Você digita o seu CPF, seleciona o serviço e já é direcionado para o atendimento. E o resultado disto tudo é que o tempo de espera foi reduzido. Hoje, a inclusão digital está presente em tudo, é no supermercado, nos pagamentos eletrônicos e porque não poderia ser diferente no serviço de saúde? Então, é uma inovação que a Prefeitura está proporcionando a toda a população”.

Além do totem, a unidade de saúde no Bairro São Francisco conta com 16 câmeras para monitorar o fluxo de pacientes e identificar áreas que precisam de melhorias, contribuindo para um atendimento mais rápido e eficiente.

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