Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Software de Inteligência Artificial desenvolvido pela UCDB promete acelerar diagnóstico de câncer de mama - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Software de Inteligência Artificial desenvolvido pela UCDB promete acelerar diagnóstico de câncer de mama

Pesquisa mostra que a tecnologia pode ser mais precisa do que métodos diagnósticos convencionais

Por João Paulo Ferreira | 17 outubro, 2023 - 15:02

Foto: Leandro Benites

Um novo software de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), promete acelerar e aprimorar o diagnóstico do câncer de mama. Nomeado como “Breast Cancer IA Application”, o software foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e se destaca por sua eficácia diagnóstica quando comparado aos métodos tradicionais.

Coordenado pelo doutor em Biologia Celular, Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, o projeto utiliza IA para identificar biomarcadores e padrões genéticos que caracterizam o câncer de mama. O software não apenas diagnostica a doença com mais precisão, mas também é capaz de avaliar em que estágio a doença se encontra, inclusive identificando casos nos estágios iniciais, antes do surgimento de sintomas visíveis.

Um dos aspectos mais notáveis da pesquisa é a potencial redução da mortalidade causada pela doença. “O câncer de mama em seu local de origem não é fatal, mas suas metástases o são, acometendo principalmente pulmões, cérebro, fígado e ossos. Um diagnóstico precoce elimina a possibilidade de metástases e, consequentemente, a fatalidade da doença”, destaca o Dr. Cristiano Carvalho.

O estudo foi realizado em duas frentes: análises informáticas e laboratoriais. Para a parte informática, foram utilizadas linguagens de programação como Python e R, enquanto as análises in vitro foram realizadas com amostras coletadas em hospitais parceiros. O projeto também contou com a contribuição de estudantes de iniciação científica, mestrandos e doutorandos vinculados à UCDB.

O trabalho de pesquisa já resultou em duas dissertações de mestrado, nove Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e mais de doze trabalhos de Iniciação Científica, apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.

Uma das etapas futuras do projeto é a criação de um banco de amostras para validar os resultados computacionais e potencializar o software com dados genéticos da população do Mato Grosso do Sul.

O estudo representa um marco importante na aplicação de tecnologias de IA na medicina, abrindo portas para diagnósticos mais rápidos e precisos, que podem salvar vidas.

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções