Por Viviane Freitas | 6 abril, 2022 - 11:44
O acumulado de chuva esperado para o mês de abril de 2022 em Campo Grande é de 110,5 milímetros e, até o momento, choveu 56,9 mm, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
Portanto, em apenas quatro dias de abril, choveu mais da metade do esperado para o mês em Campo Grande.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (4), alerta de chuvas intensas e tempestades de perigo potencial para Mato Grosso do Sul. O alerta teve início às 10h de ontem e terá término às 10h de hoje.
Com isso, chuvas atingiram a Capital na tarde de ontem. O acumulado registrado foi de 48,8 mm, segundo Abrahão.
A primeira onda de frio do ano atingiu o Estado na última quinta (31) e sexta-feira (1º) e trouxe chuva e queda nas temperaturas.
As chuvas que ocorreram em Mato Grosso do Sul são suficientes para elevar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração e provocar queda nas temperaturas.
Acumulado de chuva em meses anteriores
O acumulado de chuva esperado para o mês de março em Campo Grande era de 161,2 milímetros e choveu 225,1mm, de acordo com Abrahão.
Dos 176 milímetros esperados para o mês de fevereiro de 2022, choveu 73,2mm em Campo Grande, segundo o meteorologista Franco Nadal, do Inmet.
Dos 225,4 milímetros esperados para o mês de janeiro de 2022, choveu 115mm em Campo Grande, de acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Dos 206 milímetros esperados para o mês de dezembro de 2021, choveu 149,2mm em Campo Grande.
Outono
O outono começou em 20 de março e termina em 21 de junho de 2022 em Mato Grosso do Sul.
A tendência é de que massas de ar frio ocorram de forma mais frequente no Estado.
Na estação de outono, as chuvas começam a reduzir no interior do país e as primeiras impulsões de massa de ar frio começam a surgir.
O outono 2022 em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas entre 40% e 50% abaixo da média, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).
O maior período de estiagem ocorrerá entre os meses de maio e junho.
As principais características do outono são diminuição das chuvas, seca, estiagem, dias menores e noites maiores, temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão, perda de folhas de árvores e aparecimento de frutas em plantas.
O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções