Por João Paulo Ferreira | 8 outubro, 2024 - 7:13
Nesta terça-feira (8), Mato Grosso do Sul amanheceu coberto por uma densa camada de fumaça, resultado de queimadas ocorrendo no Paraguai e sendo trazida pelos ventos fortes, que atingem até 50 km/h. A combinação de calor extremo e baixa umidade do ar, que chega a ficar abaixo de 30%, intensifica a sensação de desconforto em várias regiões do estado.
De acordo com o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as temperaturas nesta terça ultrapassam os 40°C em várias regiões. Em Campo Grande, por exemplo, os termômetros variam entre 27°C e 38°C. No Pantanal, em cidades como Corumbá e Porto Murtinho, as máximas devem alcançar até 44°C, com mínimas de 28°C e 29°C, respectivamente. Outras regiões, como Coxim e Paranaíba, também enfrentam calor intenso, com variações entre 23°C e 41°C.
A previsão indica tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade, e apesar do aumento na cobertura de nuvens, a previsão de chuvas significativas só se concretiza para o fim do dia. Durante a tarde e noite, a combinação de uma área de baixa pressão atmosférica e o transporte de calor e umidade poderá trazer chuvas acompanhadas de tempestades, rajadas de vento e, em alguns pontos, queda de granizo.
As autoridades locais reforçam a importância da hidratação, a recomendação de evitar a exposição ao sol nos horários de pico e de umidificar os ambientes. As condições meteorológicas também favorecem o aumento do risco de incêndios florestais, portanto, a população deve evitar o uso de fogo para qualquer finalidade.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções