Por Viviane Freitas | 20 setembro, 2023 - 15:07
Campo Grande bateu recorde de calor nesta quarta-feira, registrando 36°C ao meio-dia, a temperatura mais alta do ano na capital, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, por volta das 14h, uma chuva intensa mudou completamente o cenário.
A virada no tempo ocorreu às 14h, com chuva forte na região do aeroporto. A estação do Inmet registrou uma queda brusca na temperatura, que caiu de 36°C para 23,3°C. A queda foi de 12,7ºC.
Apesar da chegada da chuva, ainda não houve um acumulado significativo, mas pelo menos trouxe alívio ao calor. A meteorologista Valesca Fernandes do Cemtec/MS explicou que a chuva foi resultado do aquecimento que gerou pancadas isoladas.
A previsão inicial feita no início da semana pelo Cemtec/MS apontava um tempo firme, com sol e variação de nebulosidade devido a um bloqueio atmosférico que criaria uma onda de calor. No entanto, não se pode descartar pancadas de chuva e tempestades com raios e rajadas de vento devido ao aquecimento durante o dia.
A situação de calor extremo continua em Campo Grande, com a possibilidade de superar o recorde anterior de 41°C nos próximos dias, de acordo com o Inmet. A cidade está em alerta de grande perigo de calor e risco de hipertermia nesta quarta-feira.
O Inmet observou que o recorde nacional de temperatura está em Cuiabá, Mato Grosso, que atingiu 44°C em setembro de 2020. Campo Grande registrou seu recorde de 41°C em 5 de outubro de 2020. Segundo a meteorologista do Inmet, Helena Balbino, não está descartada a possibilidade de um novo recorde nos próximos dias, dada a atual onda de calor.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções