Por Viviane Freitas | 16 outubro, 2023 - 16:03
O Brasil mal teve tempo para se recuperar de uma onda de calor, e já se prepara para enfrentar outro período de altas temperaturas. De acordo com os meteorologistas, esse calor acima da média começará em Mato Grosso do Sul e se estenderá a pelo menos outros seis estados a partir de terça-feira, dia 17.
Os termômetros podem atingir novamente valores superiores a 40ºC a partir de terça-feira, conforme prevê o Climatempo Meteorologia. Esse retorno do calor intenso se deve a uma massa de ar seco que está se deslocando pelo interior do Brasil.
A previsão indica que essa onda de calor persistirá por aproximadamente uma semana, indo até o próximo dia 24. No estado de Mato Grosso do Sul, a região mais afetada será o Pantanal, com temperaturas elevadas em boa parte do estado, principalmente em Corumbá e Porto Murtinho.
Nos demais estados, as cidades ao sul de Mato Grosso também sentirão os efeitos do calor. Municípios no oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro também estão na rota dessa onda de calor. Vale ressaltar que as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro não estão previstas para entrar nesse contexto de calor intenso.
A onda de calor será persistente nas regiões conhecidas como “interior do Brasil”, de acordo com os meteorologistas. Ao longo da semana, o calor se espalhará ainda mais por todo Mato Grosso do Sul, oeste e norte de São Paulo, região central de Minas Gerais, centro-sul de Mato Grosso e Goiás, assim como no Tocantins, interior do Nordeste, sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.
Os estados com previsão de onda de calor, marcados em vermelho no mapa, podem esperar temperaturas de 5 a 7ºC acima do normal, persistindo ao longo da semana, especialmente em Mato Grosso do Sul. Já os estados em laranja no mapa podem ter temperaturas elevadas entre 3 e 5ºC acima do normal.
É importante ressaltar que o calor excessivo reduz a umidade do ar, podendo causar problemas respiratórios, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. O Inmet orienta as pessoas a manterem-se hidratadas, evitar atividades físicas durante os horários mais quentes do dia, usar hidratantes para a pele e umidificar o ambiente.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções