Por João Paulo Ferreira | 27 setembro, 2023 - 17:06
O mês de setembro está quebrando recordes de temperatura em diversas cidades brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 21 das 24 cidades mais quentes de 2023 registraram suas máximas neste mês. Os dados são atualizados até 26 de setembro, com os números do dia 27 ainda pendentes.
Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, ocupa o segundo lugar no ranking nacional, com 42,9 ºC registrados na última terça-feira. A cidade fica atrás apenas de São Romão, em Minas Gerais, que teve 43,5 ºC.
O Mato Grosso do Sul tem mostrado sua relevância neste cenário de calor extremo. Além de Porto Murtinho, Água Clara ficou em quarto lugar com 42,2 °C. Três Lagoas e Paranaíba, também no MS, empataram em quinto lugar com 42,1 °C.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que a região do Mato Grosso do Sul é conhecida por seu clima quente e seco, o que facilita o aumento das temperaturas. “Essas condições climáticas são propícias para que as cidades do estado se destaquem em termos de calor”, afirma.
Para completar o top 3, Oeiras, no Piauí, registrou 42,4 ºC na última segunda-feira (25), ficando em terceiro lugar no ranking nacional.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções