O calor persiste em todo o Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (16), com previsão de ser o dia mais quente da atual onda de calor. O clima permanece estável, com sol e variação de nebulosidade devido à alta pressão atmosférica em médios níveis. As temperaturas atingem até 43°C, principalmente na região pantaneira e sudoeste.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) alerta para a possibilidade de chuvas, variando de fraca a tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essas instabilidades resultam do intenso fluxo de calor e umidade, aliado ao avanço de cavados, com destaque nas regiões centro-sul e sudoeste.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar atinge índices críticos, entre 10% e 30%. Recomenda-se a ingestão adequada de água e evitar a exposição direta ao sol durante as horas mais quentes e secas do dia.
Na capital, Campo Grande, a temperatura varia entre 28°C e 39°C, com possibilidade de chuvas rápidas. Dourados registra mínima de 26°C e máxima de 40°C, enquanto Ponta Porã inicia o dia com 25°C, atingindo 38°C como máxima.
No sudoeste, Porto Murtinho tem previsão de mínima de 30°C e máxima de 43°C. Já no Pantanal, Corumbá pode alcançar 42°C. Ao norte, Coxim apresenta mínima de 24°C e máxima de 42°C, enquanto no bolsão, Paranaíba atinge os 41°C.
Mudanças no clima estão previstas a partir de sábado (18), com maior probabilidade de chuvas e tempestades entre domingo (19) e segunda-feira (20), devido à aproximação de uma frente fria que deverá romper o bloqueio atmosférico.