Por João Paulo Ferreira | 22 fevereiro, 2020 - 10:30
O carnaval já chegou e com ele o que não falta são os blocos e bailes que duram o dia todo e, às vezes, se estendem até à noite. Para não perder a energia e garantir uma rápida recuperação, é importante prestar atenção nos alimentos que consumimos antes, durante e após a folia. Dicas simples podem proporcionar mais ânimo e diversão para os próximos dias.
Durante os bloquinhos é comum o aumento de gasto calórico, além da desidratação devido ao calor. Para garantir o bem-estar, a nutricionista Jackeline Stacy apresenta indicações do que consumir na pré-folia. “É importante fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa, apostando em frutas, leite, pão, cereais, queijo ou ovo”.
O que comer no decorrer da festa também é importante para manter o ritmo e evitar um possível desconforto intestinal. “Frutas sempre são ótimas opções, pois além de práticas, contém carboidrato para garantir energia. Castanhas, lanches rápidos com pão integral, queijo magro, folhas, fatias de cenoura ou tomate são ótimas escolhas. No caso de comer na rua, observe bem a procedência e o tipo de armazenamento dos alimentos para evitar uma infecção alimentar”, orienta Jackeline.
Alimentos de lenta digestão e alguns temperos devem receber um sinal vermelho para afastar incômodos, como exemplifica a nutricionista. “Condimentados, alimentos ricos em gordura (carnes gordas e frituras), temperos prontos, molhos gordurosos como o branco, por exemplo, devem ser evitados. Estes alimentos podem causar desconfortos intestinais, que é tudo o que o folião não quer ter nesses dias. O excesso de sal também deve ser evitado para não causar a retenção de líquido”.
A nutricionista também ressalta a necessidade da ingestão de líquidos. “Em geral, a recomendação de água é de 35 ml por quilo de peso por pessoa, o uso de água de coco, energético e isotônico deve complementar a hidratação, mas nunca substituir a ingestão de água”. E para quem for ingerir bebida alcoólica a dica é não se esquecer de comer antes e tomar água de maneira intercalada, além de evitar alimentos gordurosos.
Com essas dicas não vai faltar bom humor e animação para curtir os dias de carnaval, além de prevenir a ressaca e a indisposição nos dias seguintes.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções