Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Falta de respeito? Carnaval de Corumbá começa dois dias após o término da Semana Santa - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Corumbá

Falta de respeito? Carnaval de Corumbá começa dois dias após o término da Semana Santa

Situações parecidas aconteceram em outros Estados e religiosos se manifestaram contra a ideia

Por Redação | 8 abril, 2022 - 8:55


Há dois anos sem folia por causa da pandemia do coronavírus e a Prefeitura de Corumbá decidiu realizar o carnaval “fora de época” dois dias após o encerramento da semana mais importante que para a Igreja Católica: A Semana Santa, comemorado este ano entre os dias 10 a 16 de abril. Para os religiosos, a iniciativa é de desrespeito aos valores cristãos e muitos se manifestaram contrária a ideia.

Se no domingo (10), conhecido como Domingo de Ramos, data que faz memória à entrada de Jesus em Jerusalém – cidade onde a bíblia relata sua morte de cruz e ressurreição, muitos estarão recolhidos em oração, meditando o sofrimento de Cristo pela à humanidade, no próximo domingo (17), os tamborins das escolas de samba estarão sendo ‘esquentados’, contando os segundo para iniciação dos desfiles, blocos de ruas e rodas de samba.

Uma situação parecida gerou polêmica em alguns Estados do Brasil, como no município de Aracati, onde a prefeitura lançou a festa de Carnaval com o nome de “Paixão”; o evento começa bem na Sexta-feira Santa. A realização da festa em pleno feriado religioso – e o seu nome ambíguo e desrespeitoso para com a fé causaram revolta entre os internautas.

Em Vitória, no Espírito Santo, os desfiles das escolas de samba foram transferidos para os dias 7, 8 e 9 de abril – vésperas do Domingo de Ramos.

O coordenador de pastoral da Arquidiocese da capital, Pe. Renato Criste Crove, afirmou que realização do Carnaval no meio da Quaresma não deve causar confusão entre os católicos: “Os católicos não podem se confundir e devem celebrar com profunda piedade, reverência e amor esse Tempo Sagrado, no qual vivenciamos e fazemos memória do coração de nossa experiência de Fé que é a Paixão Morte e Ressurreição do Senhor”.

No município de Corumbá, a Prefeitura adiou o Carnaval 2022 da cidade no final de fevereiro, depois que o cenário de pandemia no município piorou. O anúncio oficial da programação dois dias após a Semana Santa foi realizado no dia 02 de abril, na ocasião a Corte de Momo foi eleita para comandar a folia este ano em Corumbá. Oito candidatas concorreram ao posto de Rainha e cinco a Rei Momo.

“O Carnaval de Corumbá acontece depois da Quaresma, que acaba na Sexta-feira Santa, dia 15. O Município respeita todas as religiões e promove o sincretismo sempre que possível. Ainda sobre o Carnaval, onde a pandemia ainda interferiu diretamente, o Município seguiu os principais municípios onde a festa é realizada”, comentou a Assessoria do Prefeito de Corumbá.

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções