Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Ficar em casa pode ser uma boa oportunidade para fortalecer a harmonia em família - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Ficar em casa pode ser uma boa oportunidade para fortalecer a harmonia em família

Passar mais tempo juntos ensina a estreitar laços e ver o melhor lado de cada um

Por João Paulo Ferreira | 20 abril, 2020 - 11:36

Com a pandemia da Covid-19, a rotina de muitas famílias mudou muito. Aqueles que saiam cedo e voltavam para casa apenas na hora do jantar, agora estão presentes em todas as refeições, ou pelo menos em boa parte delas. A nova realidade de muitas casas pode gerar receio de futuros desentendimentos dentro do lar, mas a boa notícia é que existem diversas formas de fazer o momento ser mais leve e tranquilo para todos.

Devido aos diversos compromissos sociais e profissionais, estava cada vez mais escassa a convivência de todos no lar por um tempo significativo. Agora, é possível desfrutar da companhia dos familiares e os benefícios são diversos, como a diminuição do estresse por distração dos problemas, liberação do hormônio da felicidade, bem-estar, além de auxiliar no desenvolvimento das crianças.

A psicóloga Thayla Sandim reforça que é preciso manter a organização entre os membros da família. “É necessário que cada um tenha um tempo reservado para si e para a família, com horários definidos para as atividades profissionais, refeições e exercícios”, comenta.

Sabe aquele álbum de fotos antigos, que ninguém mais lembra? É um bom momento para rever as fotos juntos e contar histórias de momentos engraçados de quando foram tiradas.

Outra dica legal é assistir filmes ou séries. Além de proporcionar uma distração para todos, será um momento em que todos ficarão unidos e depois podem comentar a respeito. É também um momento para descobrir qual a receita de cada um para fazer pipoca.

Reservar um tempo para as refeições em família é significativo para fortalecer os laços. O momento também é de exercitar o trabalho em grupo e incluir as crianças, com atividade de acordo com a idade delas. Um membro cozinha, outro arruma mesa, lava a louça e assim por diante.

“A convivência em excesso com os familiares pode gerar conflitos. É preciso ter mais calma e tolerância em relação as diferenças. Cada pessoa tem uma personalidade e um jeito particular de viver a vida”, explica a psicóloga.

O importante é que todos os membros da família respeitem o espaço do outro, sabendo separar o momento de diversão e o de trabalho. Desta forma é possível desfrutar do melhor que a convivência pode oferecer.

Mais Notícias
Cotidiano

Pesquisa do IBGE aponta que 27 mil crianças ainda passam fome em MS

25 abril, 2024

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 34 kg de cocaína em Fátima do Sul

25 abril, 2024

Brasil

VÍDEO: Mãe sequestra filho e foge após tomá-lo da avó paterna no trajeto para a escola

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções