Por Viviane Freitas | 4 setembro, 2022 - 12:08
O Mato Grosso do Sul registrou 65 denúncias de propaganda eleitoral irregular. Os dados são referentes até ontem (2) e foram enviadas para o aplicativo Pardal, dispositivo criado pela Justiça Eleitoral em 2014 para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas e que entrou em operação em 16 de agosto para as Eleições Gerais 2022.
Do total, 41 casos denunciados são de Campo Grande. As demais denuncias de propaganda eleitoral irregular são em Coronel Sapucaia (2), Corumbá (3), Deodápolis (2), Douradina (1), Dourados (3), Itaquiraí (1), Ivinhema (4), Maracaju (1), Miranda (2), Ponta Porã (1), Sidrolândia (1) e Três Lagoas (3).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de irregularidades na propaganda, “é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como: compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político; uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social. A apuração de todas essas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral”.
O Pardal
O Pardal é um importante canal para fazer chegar aos órgãos competentes denúncias com indícios de irregularidades durante as eleições de 2022.
No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições a partir de 2018 e obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções