Por Viviane Freitas | 6 junho, 2023 - 12:33
No Brasil, a festa junina é um festival essencialmente católico, cujo principal objetivo é celebrar três grandes santos populares:
Se você já ouviu esses nomes em algumas músicas típicas caipiras, não é nenhuma coincidência. Uma das mais conhecidas é aquela que sempre escutamos durante o famoso casamento na roça:
“Com a filha de João, Antônio ia se casar / Mas Pedro fugiu com a noiva / Na hora de ir para o altar.”
Tudo, é claro, não passa de encenação – sendo a noiva um dos personagens mais tradicionais do “casamento junino” na festa de São João.
A festa junina, no entanto, tem origem pagã. Ela foi trazida ao Brasil pelos portugueses. E logo os costumes indígenas e afro-brasileiros também foram incorporados às festividades. A partir daí, a festa foi se tornando uma celebração multicultural.
Enquanto na Europa as fogueiras juninas de São João marcavam rituais que celebravam o solstício ou a chegada do verão, no Nordeste do Brasil se agradecia às chuvas enviadas por São Pedro em regiões áridas, pois era algo muito positivo para as lavouras.
De toda forma, em ambos os casos, junho é uma época de ótimo período de colheita e de muita fartura. E, por isso, é motivo de comemoração.
Para muita gente, o período de festas juninas é o mais aguardado do ano – seja para dançar quadrilha, pular fogueira, fazer uma boa simpatia ou simplesmente encher a pança.
Entre os elementos dessa festa tão multifacetada que acontece de Norte ao Sul do país, estão:
Comidas típicas de festa junina: quais são os principais ingredientes
Uma festa junina é formada por muitos elementos e a comida é um dos principais, claro. Cada região tem suas tradições, mas que de modo geral as comidas mais famosas levam alguns desses ingredientes. Veja os mais importantes:
O milho é um ingrediente tão delicioso quanto coringa. A colheita do milho acontece exatamente no mês de junho. E é praticamente impossível pensar em algum prato de festa junina que não leve o alimento em sua receita.
São dois ingredientes indispensáveis no preparo dos mais variados doces juninos, além de estarem presentes também em receitas de bolos.
Puro, torrado, doce ou salgado, em diversos estados brasileiros os pratos feitos com amendoim são clássicos das festas juninas.
Além de ser a base para a produção da tapioca, também é muito usado nos bolinhos de mandioca servidos em qualquer arraial.
Quais são as comidas de festa junina?
As comidas de festa junina são importantes para manter a tradição dessas celebrações. Itens que rapidamente são associados ao período junino. Entre as principais, que são presenças certas tanto nas grandes festas como nas comemorações mais simples, estão:
Para muita gente, o período de festas juninas é o mais aguardado do ano – seja para dançar quadrilha, pular fogueira, fazer uma boa simpatia ou simplesmente encher a pança.
Nesta temporada, o Nordeste é rei, oferecendo festivais espetaculares como os de Campina Grande (PB) e de Caruaru (PE) – os maiores do mundo!
E você consegue imaginar melhor época do ano do que está para conhecer as melhores festas juninas de cada região?
Seja onde for, suas férias serão ainda mais incríveis com as ofertas do grupo All Accor de hotéis, com os melhores preços para todos os gostos.
Afinal, quanto mais você economizar em uma boa hospedagem, mais vai sobrar para mandar ver nas comidas de São João.
E oportunidades como essas, a gente só tem uma vez no ano.
Garanta agora o seu lugar nessa festa!
Comida típica de festa junina do Nordeste
As festas juninas no Nordeste são levadas muito a sério. É a região onde acontecem algumas das principais festas juninas do Brasil, que estão até mesmo entre as mais tradicionais do mundo.
Um exemplo disso são as quadrilhas da região, premiadas inúmeras vezes pela criatividade e profissionalismo da performance. Tudo regado a muita alegria, trio elétrico e forró, é claro! E com muita tradição quando o assunto são as comidas típicas, como:
Também é uma região com festas juninas, mas com características muito próprias, mostrando a riqueza cultural local. Na Região Norte, as bandeirinhas e quadrilhas dividem espaço com as famosas festas do Boi-Bumbá e de Parintins. Entre as comidas tradicionais, algumas são bastante típicas:
Comida de festa junina da região Centro-Oeste
A região tem tradições mais sertanejas – foi no interior do Goiás que nasceram grandes nomes do sertanejo brasileiro, um dos ritmos mais tocados nos arraiais do país inteiro e que inspirou a imagem do caipira.
Já no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a dança típica é o cururu: um desafio de rimas entre os violeiros da região. E algumas comidas que não podem faltar são:
Comidas de festa junina da região Sudeste
No Sudeste, quem tem tradição de organizar as festas juninas são as quermesses. Assim, as igrejas abrem suas portas para receber as quadrilhas e as barraquinhas de jogos e comidas típicas. E falando em comidas, os pratos típicos da região são:
Comida de festa junina da região Sul
No Sul do Brasil, as festas juninas também têm as suas particularidades. Nas vestimentas masculinas, a tradição é a clássica roupa gauchesca, com direito a bombacha, bota, espora e lenço no pescoço.
No Rio Grande do Sul, as festas típicas incorporam também o maçanico, dança típica da região, e a dança do pezinho, herdada dos Açores, em Portugal. Entre as comidas típicas do Sul, merecem destaque:
Ingredientes
Modo de fazer:
Ingredientes
Modo de fazer:
Ingredientes
Modo de fazer:
Ingredientes
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de fazer:
Nada melhor que aproveitar as grandes festas juninas para saborear as comidas típicas dessa época do ano. Há vários eventos espalhados por todo o país, com muita música, muita dança e, claro, muitas delícias e outras atrações temáticas. Alguns lugares onde você pode curtir os melhores festejos:
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções