Por Viviane Freitas | 24 maio, 2024 - 8:30
Basta a temperatura cair um pouco e o sul-mato-grossense logo já diz: “Tempo bom para fazer um puchero”. A frase é bastante comum no Estado e diante de tanta fama, o OSM trouxe algumas informações que talvez você não saiba sobre a história desse prato.
O historiador Carlos Magno Mieres Amarilha explica que o nome “puchero” vem do latim e originalmente referia-se às panelas usadas antigamente. O prato tem origem espanhola e se tornou muito popular na América do Sul, especialmente no Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil, com destaque para Mato Grosso do Sul.
Em Dourados, o puchero é tão significativo que foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do município pela Lei nº 065/2017. A forte tradição pecuária da região e o baixo custo dos ingredientes contribuem para o sucesso do prato.
“Tornou-se um prato tradicional que muitas pessoas podem apreciar devido ao preço acessível. Antigamente, quando os fazendeiros e outros moradores abatiam bois e vacas, separavam os ossos para fazer o puchero. Isso fez com que o prato se tornasse um ícone da identidade douradense e, posteriormente, Patrimônio Cultural Imaterial de Dourados”, conta o historiador Amarilha.
Paulo Amaro Ferreira, conhecido como “Fidipreto”, tem 64 anos e trabalha com a tradição do puchero há mais de 30 anos. Ele e muitos outros na região continuam a preservar e celebrar essa parte importante da cultura local.
Frente Fria em Mato Grosso do Sul
Neste fim de semana, uma frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul, trazendo uma significativa queda nas temperaturas. Nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste, as mínimas devem ficar entre 9°C e 13°C, enquanto as máximas não ultrapassarão 22°C. Na região Pantaneira, as temperaturas mínimas serão entre 13°C e 15°C, com máximas de até 25°C. Para as regiões Norte, Leste e Bolsão, as mínimas podem chegar a 15°C, com máximas até 30°C.
Campo Grande também sentirá os efeitos da frente fria, com temperaturas mínimas previstas entre 13°C e 15°C e máximas entre 16°C e 19°C. A expectativa é de que o tempo fechado e a sensação de frio continuem ao longo do sábado e domingo, com possibilidade de novas frentes frias trazendo temperaturas ainda mais baixas na próxima semana.
Essas condições climáticas são ideais para apreciar um tradicional puchero, mantendo viva uma deliciosa tradição culinária durante o frio sul-mato-grossense.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções